Sete dicas para fazer as provas do Enem tranquilo

Professor dá dica para os estudantes que vão encarar a maratona de questões nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Falta pouco para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), as provas impressas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e as digitais para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Confira algumas dicas do coordenador pedagógico do colégio Mopi, o professor Luiz Rafael Silva:

Foto: Reprodução/Portal R7

 1- Leitura do Edital: É raramente feita nas escolas, mas importantíssimo para o entendimento dos diversos procedimentos durante a prova. Alunos foram desclassificados antes mesmo de começar o exame, porque estavam escrevendo fórmulas de física na capa da prova, o que é proibido.

Foto: Pixabay

2- Diminua a intensidade de estudo na vésperas das provas: Na semana anterior ao Enem, o mais importante é reduzir a intensidade dos estudos e concentrar esforços na saúde e qualidade de vida. Como a prova é longa e cansativa, estar com o corpo e mente preparados é essencial.

Foto: Pixabay

3- Incorpore a diversão na agenda pré-exame: Uma dica é sair e se divertir com os amigos nos dias anteriores, sempre com moderação. E, no dia antes da prova, relaxar em casa e ter uma boa noite de sono. Nada de provar comidas difentes antes da prova.

Foto: Divulgação/Pixabay

4 – Inicie pelas questões de maior afinidade: Comece a prova pela área que tem maior afinidade. Observe de modo geral cada questão, folheando a prova, as imagens, os gráficos, tentando reconhecer os assuntos que domina mais. Isso dá mais segurança e evitará surpresas ao longo da prova. Se achar alguma questão difícil não fique nela. Marque na prova que você deverá fazer posteriormente.

Foto: Pixabay

5- Dicas para ciências da natureza: Dentro da área de ciências da natureza, sempre inicie com biologia. Uma forma de economizar tempo tempo resolver com mais calma as questões de química e física.

Foto: Gastão Guedes

6- Alimentação: Leve um lanche açucarado (como chocolates) para a prova. Ao comer um pedaço, descargas de dopamina serão liberadas e dará mais energia para a maratona de questões.

Foto: Agência Estado

7- Redação: Ao fazer o resumo, lembre-se  de que existem critérios de correção e eles indicarão seus pontos. Relembre os critérios e tome cuidado para não fugir do tema proposto.

 

Fonte R7

 

Visualizações:
25
Tags usadas:
· · ·
Categoria:
Destaques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Quero anunciar!