Desde o início da gestão do prefeito Hildon Chaves, em 2017, Porto Velho tem se destacado por iniciativas voltadas à sustentabilidade e preservação ambiental. Entre as principais ações, está o mega plantio realizado em outubro de 2023, quando 30.875 mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas em apenas 30 minutos nas margens da Av. Santos Dumont, uma nova via que conecta a zona Norte ao Espaço Alternativo.
O que você vai ver neste texto:
- Ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas
- Projetos para incentivar a educação ambiental
- Como obter mudas doadas pela Prefeitura
A mobilização contou com a participação de 8 mil pessoas, incluindo escolas, associações, empresários e moradores locais. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), essas iniciativas visam não apenas recuperar áreas degradadas, mas também criar florestas urbanas que atraiam fauna silvestre, melhorem o microclima e promovam a biodiversidade na capital rondoniense.
Ainda em 2024, a Prefeitura prevê o plantio de mais 40 mil mudas em áreas urbanas e rurais do município, como parte do programa de recuperação de áreas degradadas. A Sema também realiza a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) ao longo de cursos d’água, instalando placas de advertência para evitar novas degradações.
Doação de mudas e conscientização ambiental
Outro destaque da gestão é a doação de mudas à população, cultivadas no Viveiro Municipal, localizado no Parque Natural. Os interessados podem retirar mudas após receberem orientações técnicas sobre as espécies mais adequadas e os cuidados necessários. Igrejas, associações e escolas também receberam mudas para realizar plantios em praças e espaços públicos como Skate Park, Parque Circuito e áreas rurais.
Educação ambiental para estudantes
Para envolver os jovens, a Prefeitura implantou o projeto Guardiões do Meio Ambiente, que promove gincanas e atividades práticas como a arrecadação de óleo de cozinha, usado na fabricação de sabão ecológico. O programa visa conscientizar alunos do ensino médio sobre a importância da preservação ambiental e os transforma em multiplicadores de boas práticas.
Com essas ações, Porto Velho avança como referência em sustentabilidade, envolvendo toda a sociedade na construção de um futuro mais verde e saudável.
Fonte: Prefeitura de Porto Velho