A Região Norte brilhou no Prêmio Multishow, realizado na última terça-feira (3), com uma representação cultural que foi além da música. A ex-participante do The Voice, Gabriê, usou um vestido exclusivo criado pela artesã indígena Shirley Arara, de Rondônia, para compor seu look na cerimônia onde atuou como membro do corpo técnico.
A história por trás da arte Shirley Arara, ativista e liderança do povo Arara, mora na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná (RO), e é a fundadora da primeira grife indígena do estado. Seu trabalho busca valorizar a cultura dos povos indígenas, destacando o grafismo tradicional como símbolo de resistência e força. Para Shirley, a moda vai além da estética, sendo uma forma de preservar a identidade de seu povo.
“Temos mulheres e jovens fortalecendo a cultura, o nosso território, com a força da nossa cultura, dos nossos grafismos, fortalecendo ainda mais a nossa arte, os nossos artistas, os nossos empreendedores indígenas, a bioeconomia e a renda sustentável”, declarou a artesã.
Um convite inesperado O convite para criar o vestido de Gabriê aconteceu de maneira inesperada. Após várias conversas, a oportunidade chegou na quinta-feira (28), e Shirley teve apenas um dia para pintar a peça que seria usada pela cantora no evento. “Foi uma loucura tanto da minha parte como da dela. Loucura dela de ter me dado esse voto de confiança. Loucura da minha parte, porque peguei com um dia a peça pra poder pintar”, contou Shirley.
Arte e resistência no Prêmio Multishow O resultado foi um vestido branco pintado à mão com grafismos exclusivos, carregando uma mensagem de resistência e luz. “É uma arte realizada exclusivamente para ela, para que ela brilhe muito mais nesse espaço, levando não só a cultura dos povos indígenas, mas a força e a luz da Amazônia, da Região Norte, e dos territórios dos povos indígenas”, destacou Shirley.
Além do vestido, os acessórios – brincos e braceletes – foram produzidos pelo artesão Tiago Karitiana, também indígena de Rondônia. Gabriê celebrou a força representativa de seu look nas redes sociais: “Me vesti de cultura e história. Meu vestido carrega a força ancestral dos indígenas com a arte da querida Shirley Arara. Além disso, os brincos e os braceletes produzidos pelo amigo Tiago Karitiana também contam esse enredo de resistência dos povos indígenas.”
Moda indígena em destaque O trabalho de Shirley e Tiago é um reflexo da crescente valorização da cultura indígena em espaços nacionais. Por meio de suas criações, eles mostram que a moda pode ser uma poderosa ferramenta de resistência, representatividade e conexão com as raízes culturais da Amazônia.
Essa colaboração no Prêmio Multishow não apenas projetou a arte rondoniense para todo o Brasil, mas também reafirmou a importância de dar voz e visibilidade aos povos indígenas em diversas esferas da sociedade.
Fonte: g1 Rondônia