Matheus Lucas Batista, de 19 anos, morador de Vilhena (RO) e acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), foi selecionado para participar do programa de líderes estudantis SUSI 2025 (Study of the U.S. Institute for Student Leaders). O jovem passará cinco semanas em Amherst, Massachusetts (EUA), aprofundando seus conhecimentos em Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico.
Principais tópicos abordados:
- Seleção e preparo do estudante para o SUSI 2025.
- Objetivos do programa nos EUA.
- Declarações de Matheus sobre sua expectativa para a experiência.
O programa SUSI tem como objetivo aprimorar as habilidades de liderança dos participantes e proporcionar uma compreensão mais profunda sobre a cultura e o sistema americano. Matheus, que também é professor de inglês em sua cidade, destacou que a barreira da língua não será um desafio. “Sempre quis ter essa experiência internacional, viajar para fora do país, me imergir em outra língua e cultura. Essa oportunidade é um dos maiores sonhos da minha vida”, afirmou o estudante.
Para conseguir a vaga no programa, Matheus passou por um processo seletivo interno no IFRO e, posteriormente, participou de uma entrevista com a embaixada dos EUA, onde foi escolhido como representante. Segundo o IFRO, o SUSI é um programa intensivo e totalmente financiado pelo Governo dos Estados Unidos. Durante a estadia, Matheus visitará organizações comunitárias, centros de desenvolvimento econômico e outras instituições.
O Instituto Federal também informou que aguarda a aprovação de outro aluno para participar do programa, mas com foco em Mudanças Climáticas, previsto para julho de 2025.
O estudante parte do Brasil em 11 de janeiro de 2025 e retorna em 15 de fevereiro. Matheus compartilhou o que levará consigo para os EUA: “Vou levar toda a minha história, as pessoas que me apoiaram nesse processo, e o amor e carinho de Rondônia. Espero que seja uma experiência incrível e imensurável”.
Fonte: G1 Rondônia