Dois animais silvestres foram vistos “passeando” neste final de semana em áreas urbanas de Porto Velho. Os registros foram feitos em locais diferentes da Zona Norte da cidade. A presença inusitada dos animais chamou a atenção de quem passava pelos locais.
O primeiro flagra aconteceu no bairro São Sebastião I, quando os moradores receberam a visita inesperada de um porco-espinho. Nas imagens feitas por Adriel Campos, morador da região, é possível ver o momento em que o animal tenta entrar em uma igreja.
Segundo Adriel, o animal foi visto pela primeira vez em frente à sua casa, após descer de uma árvore. Logo depois, ele resolveu passear pelo bairro, até ser resgatado.
“Ele apareceu e ficou vagando pelo bairro durante dois dias até o resgate. Ele estava perdido na rua e depois foi entregue para os bombeiros”, disse.
Durante o final de semana, outro animal silvestre decidiu caminhar pela cidade. Desta vez, um tatu foi visto no Espaço Alternativo de Porto Velho. A presença do animal foi registrada por Maique Mendes, enquanto passava pelo local.
, a bióloga Marcela Alvares informou que, além da busca por alimentos e a redução das áreas verdes, a mudança do clima também é uma das razões que contribui para a presença desses animais nas áreas urbanas da cidade.
“São diferentes fatores que vão desde as fortes-chuvas, a gente também tem a questão de algumas áreas alagadas, a gente teve um período de queimadas muito crítico que modifica o ambiente desses animais que estão imersos dentro dessa ilha verde, dentro dessa cidade, e que eles precisam migrar”, disse.
Segundo a bióloga, ao encontrar um animal silvestre, é importante manter a distância e esperar a chegada de ajuda especializada para fazer a retirada dele com segurança.
Fonte: g1 Rondônia