🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

Seca extrema deixa balsa com centenas de motocicletas encalhadas há cerca de 40 dias no rio Madeira

Uma balsa carregada com cerca de 400 motocicletas segue encalhada no rio Madeira há aproximadamente 40 dias. A seca extrema afetou o transporte de cargas no trecho entre Manaus e Porto Velho e um dos serviços prejudicados é o de venda dos veículos.

Segundo Natani Lima, gerente de uma das concessionárias que receberiam os produtos, a balsa saiu de Manaus com a previsão de chegar a Porto Velho no dia 24 de setembro. A viagem durava, em média, 15 dias.

“Devido ao nível do Rio, encalhou em um banco de areia. Cerca de 400 motos, das concessionárias do estado do Acre e Rondônia”, conta.

➡️ Através da água do Madeira se forma um corredor logístico. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a hidrovia do rio é uma das mais importantes vias de transporte da região Norte: são mais de 1 mil km² de extensão navegável.

Desde julho, embarcações estão proibidas de navegar no período noturno, por causa da seca. Na época, o rio estava com 3,75 metros. Nesta quarta-feira (30), às 11h, ele estava em 76 centímetros. O menor nível já registrado foi de 19 centímetros, no dia 11 de outubro.

Balsas que transportam grãos, como milho e soja, e combustível, como gasolina e diesel, ficaram paradas ao longo do rio, à espera de melhores condições para navegação.

Fonte: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/10/30/seca-extrema-deixa-balsa-com-centenas-de-motocicletas-encalhadas-ha-cerca-de-40-dias-no-rio-madeira.ghtml