Uma balsa carregada com cerca de 400 motocicletas segue encalhada no rio Madeira há aproximadamente 40 dias. A seca extrema afetou o transporte de cargas no trecho entre Manaus e Porto Velho e um dos serviços prejudicados é o de venda dos veículos.
Segundo Natani Lima, gerente de uma das concessionárias que receberiam os produtos, a balsa saiu de Manaus com a previsão de chegar a Porto Velho no dia 24 de setembro. A viagem durava, em média, 15 dias.
“Devido ao nível do Rio, encalhou em um banco de areia. Cerca de 400 motos, das concessionárias do estado do Acre e Rondônia”, conta.
➡️ Através da água do Madeira se forma um corredor logístico. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a hidrovia do rio é uma das mais importantes vias de transporte da região Norte: são mais de 1 mil km² de extensão navegável.
Desde julho, embarcações estão proibidas de navegar no período noturno, por causa da seca. Na época, o rio estava com 3,75 metros. Nesta quarta-feira (30), às 11h, ele estava em 76 centímetros. O menor nível já registrado foi de 19 centímetros, no dia 11 de outubro.
Balsas que transportam grãos, como milho e soja, e combustível, como gasolina e diesel, ficaram paradas ao longo do rio, à espera de melhores condições para navegação.
Fonte: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/10/30/seca-extrema-deixa-balsa-com-centenas-de-motocicletas-encalhadas-ha-cerca-de-40-dias-no-rio-madeira.ghtml