Um alerta de calor extremamente quente para 15 estados nos próximos dias, foi divulgado neste domingo (17), por dois dos principais institutos de meteorologia do país, o Climatempo e Metsul. Rondônia está na rota da anormalidade.
Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
RECORDES HISTÓRICOS PODEM CAIR:
A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, de 2005, de 44,7°C. Recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem cair neste evento de
calor extremo.
O Climatempo explica que a causa é um bloqueio atmosférico, que não irá deixar as frentes frias passarem do Rio Grande do Sul para o restante do país e assim, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano.
Fonte: Rondônia Agora