Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Destaques

Rondônia faz 41 anos de criação

Rondonia state of Brazil flag on flagpole textile cloth fabric waving on the top sunrise mist fog

Rondônia é um dos estados mais jovens do Brasil, completa nesta quinta-feira (22), 41 anos de criação, conforme Lei Complementar n° 41, de 22 de dezembro de 1981. Vive em pleno desenvolvimento, sendo o Estado com triplo “A” em solidez fiscal, na avaliação do Tesouro Nacional, ou seja, tem uma economia forte. O Estado possui a menor taxa de desemprego da região Norte e a terceira menor do País, sendo reconhecido por investidores como novo polo de negócios do Brasil.

‘‘Rondônia avança para cumprir o propósito pelo qual foi criado: se tornar um Estado pujante no Norte do País. O Governo de Rondônia está trabalhando intensamente para o progresso do Estado, com implantação de políticas públicas que resultem em serviços e obras que de verdade atendam às necessidades da população, trazendo mais qualidade de vida e desenvolvimento. Rondônia está no caminho para se transformar no melhor lugar para se viver e trabalhar do Brasil’’, considerou o governador Marcos Rocha.

TRANSFORMAÇÃO 

Foi com essa determinação de criar uma unidade federativa pujante, que o coronel Jorge Teixeira de Oliveira trabalhou na missão de transformar o então Território Federal de Rondônia, em Estado; objetivo alcançado em 22 de dezembro de 1981. A instalação do Estado ocorreu em 4 de janeiro de 1982, data marcada para a posse do governador, Jorge Teixeira de Oliveira, que estruturou de forma administrativa e política o futuro Estado. O nome do Estado faz homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, responsável por tirar do isolamento a região Norte, interligando através da linha telegráfica, ao restante do País.

Os traçados abertos pela linha telegráfica, sugerido por Roquete Pinto em 1916, como “Estrada do Rondon”, deu origem à BR Mato Grosso/Amazonas, depois Brasília/Acre e finalmente BR-364,  e ao longo do seu trajeto nasceram os povoados, que se transformaram em cidades. Um dos grandes feitos do início da trajetória de Rondônia foi o asfaltamento da BR-364, espinha dorsal da logística no Estado.

Na época da criação, na década de 80, Rondônia já era composto por Porto Velho, Guajará-Mirim, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste e Costa Marques. O crescimento de Rondônia foi possível devido aos ciclos econômicos aqui gerados: Ciclo da Borracha – Ciclo da Cassiterita – Ciclo do Ouro e da Agricultura.

OPORTUNIDADES

Rondônia possui 52 municípios, e tem cerca de 1,8 milhão de habitantes. É um dos estados com mais culturas indígenas, possui 54 etnias. Também tem a presença de quilombolas e de pessoas de vários cantos do País e do mundo, que chegaram em busca de oportunidades. Tem no agronegócio sua grande força, especialmente na produção do café, leite, grãos, peixes e a pecuária, e está impulsionando a industrialização. Rondônia é um Estado geoestratégico no Brasil, pois está localizado na Amazônia Legal e faz fronteira com a Bolívia, bem no centro da América do Sul.

Aos 41 anos, Rondônia mostra a força que tem como um gigante de oportunidades e uma terra fértil para prosperar grandes negócios. Com uma economia cada vez mais sólida; sinaliza para a população que a melhoria da qualidade de vida é prioridade, para que a população seja tratada cada vez mais com respeito e dignidade, e que o Estado seja sempre motivo de orgulho.

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

 

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Publicidade
× Quero anunciar!