Entretenimento Turismo

Retomada das atividades turísticas em Alto Alegre dos Parecis ganha força

Foto: Daiane Mendonça

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), fortalece e impulsiona o turismo nos municípios rondonienses também afetados pela pandemia do coronavírus. Na última quinta-feira (10), a equipe da Setur esteve no auditório da prefeitura de Alto Alegre dos Parecis para apresentar as propostas de retomada das atividades turísticas, lançamento do Selo Turismo Responsável, bem como a entrega dos livros “Rondônia Tem Tudo”, divulgação e credenciamento de pontos turísticos e empresas no Programa “Viaja Mais Servidor”.

Portal de entrada para o ecoturismo de Rondônia, o município de Alto Alegre dos Parecis, é rico em ambientes naturais que impressionam os turistas de diversas partes do Estado, país e mundo. Um exemplo são as 35 cachoeiras existentes no município. Destaca-se também que Alto Alegre é a rota da pesca esportiva para os rios Mequéns e Guaporé, no Porto Rolim, localizado no distrito de Rolim de Moura do Guaporé, no município de Alta Floresta do Oeste.

O secretário regional do Governo, em Rolim de Moura, Adeilso da Silva, esteve presente na reunião e destacou que o turismo da região é um diamante bruto que falta lapidar. “Se fizermos ‘bombar’ o turismo nos municípios, usando estratégias, todos ganharão e a economia será impulsionada. O governador do Estado, coronel Marcos Rocha, tem investido em melhorias no setor turístico, por entender a importância de valorizar o comércio local e as belezas de Rondônia. O Governo trabalha para melhorar estradas não pavimentadas e pavimentas de Rondônia, que fomentam a economia com o escoamento da produção agrícola, além de garantir a trafegabilidade para os pontos turísticos. Esse é um compromisso do governador, com a população, estradas de qualidade”, disse.

O organizador de um dos maiores eventos da região o “Rally Passeio Rio Mequens”, Everton Dienstmann, pontuou que o turismo, através desse evento, traz para o município centenas de pessoas. “O rally passeio é um evento gigante com diversos veículos e motos diferenciadas que atrai o olhar da população e gira a roda da economia no município. São pessoas de fora que estarão aqui consumindo refeições, dormindo nos hotéis e abastecendo os veículos no posto de gasolina”.

Fotos: Ricardo Barros

O proprietário do restaurante Fazendinha Sucuri, Itamar Barbosa Leal, popular “Itamar Sucuri”, frisou a importância do turismo na região e novos investimentos.

“Hoje eu dependo do turismo. Sem o turismo não teria nada. O turismo é o tronco, mas ele tem toda uma estrutura em volta. Com o turismo fomentando a economia todos ganham: o mercado, a panificadora, o borracheiro, a farmácia, o hotel e os taxistas. O Porto Rolim tem entorno de 12 pousadas, e nesse final de semana estavam todas lotadas. Nossa preocupação é que daqui a dois ou três anos não teremos nem estacionamento. Tínhamos dificuldades com as estradas, sofremos por anos. Hoje temos estradas de qualidade graças ao governador”.

O superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, fez uma explanação das ações do Governo do Estado para a retomada do turismo em Rondônia, destacando, inclusive, o Programa “Viaja Mais Servidor” que oferece descontos para servidores públicos municipais e estaduais em bares, hotéis, agências de viagens, restaurantes e agências de transporte.

“Rondônia possui diversas belezas naturais que podem ser exploradas pelos munícipes, aproveitando a oportunidade, o empreendedorismo e fomentando o turismo na região. O “Viaja Mais Servidor” proporciona descontos especiais para os mais de 52 mil servidores estaduais e para os servidores municipais. Essa é a chance de conhecer o Estado, pois Rondônia tem tudo”, disse o superintendente da Setur, Gilvan Pereira.

Para o gerente Regional de Turismo, Luciano Vandelino Sunderhus Filho, o turismo e o Estado de Rondônia sofreram um grande impacto econômico com a pandemia e seguindo a orientação do governador, coronel Marcos Rocha, os setores turísticos precisam retornar às atividades gradativamente. “Quando tudo passar, descubra Rondônia. É importante abraçarmos essa ideia, alavancar e aquecer a economia por meio do turismo. Alto Alegre possui diversas cachoeiras incríveis, que são grandes atrativos e poucas pessoas conhecem. Precisamos retomar as atividades turísticas”, destacou.

× Quero anunciar!