Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Capital

Prefeitura orienta pacientes contra o abandono do tratamento da tuberculose

O dia 24 de março é lembrado como o dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença infecto-contagiosa causada por uma microbactéria que pode atingir diferentes órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos e o sistema geniturinário. A Prefeitura de Porto Velho aproveita a lembrança da data para fazer um apelo aos pacientes em tratamento contra a doença para que não abandonem o acompanhamento.

O tratamento é realizado em todas as unidades básicas de saúde do município. Tanto a consulta quanto a coleta de material para exame e a oferta do medicamento acontecem na própria unidade. “Quando o paciente tem tosse de três semanas ou mais, ele precisa comparecer a um posto de saúde da rede, de preferência o mais próximo da sua casa. Lá ele passa por algum profissional e coleta a amostra de escarro ou em alguns casos, ele é encaminhado para a Policlínica Dr. Rafael Vaz e Silva, onde está instalado o laboratório que realiza o exame”, explicou a coordenadora municipal de vigilância e controle da tuberculose, Nilda de Oliveira Barros.

TESTES

Após o diagnóstico, é importante que o paciente siga o tratamentoApós o diagnóstico, é importante que o paciente siga o tratamentoSomente em 2020, foram realizados pelo laboratório do município cerca de 2.300 testes rápido molecular, aproximadamente 1.000 baciloscopias, além de 1.200 exames de PPD, todos exames para diagnóstico da tuberculose.

O índice de abandono do tratamento, principalmente neste período de pandemia ainda é um desafio para a rede municipal de saúde, ultrapassa os 20%. “O Ministério da Saúde preconiza uma cura de 85% e um abandono máximo de 5%. Infelizmente, mesmo com toda a estrutura do programa disponibilidade em todas as unidades, nós ainda estamos acima dessa média.

TRATAMENTO

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença.

Como nas primeiras semanas do tratamento, o paciente já se sente melhor, é neste momento que pode ocorrer o abandono. O tratamento deve ser concluído conforme recomendação médica, independentemente da melhora dos sintomas. É importante lembrar que o tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose drogarresistente.

Em caso de sintomas da doença como tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue, dor ao respirar ou tossir, febre baixa, suor frio, sensação de falta de ar e perda de peso sem causa aparente, o paciente deve procurar uma das unidades básicas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Fonte: Prefeitura Porto Velho

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Brasil

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim nesta terça-feira (23) na qual condena, entre outros pontos, o uso de remédios sem eficácia contra...

Mundo

O Canal de Suez, no Egito, é uma das principais travessias marítimas do mundo para o transporte de mercadorias e matérias-primas. Desde terça-feira, a passagem...

Publicidade
× Quero anunciar!