🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

PF e PM realizam operação em reserva indígena e encontram extração ilegal de madeira em Rondônia

A Polícia Federal, com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Batalhão de Polícia Ambiental e do grupo tático da Polícia Militar (Patamo), deflagrou a Operação Kurumi’i para combater crimes ambientais na região oeste de Rondônia, na última segunda-feira (25). A ação ocorreu na Linha 24 C, dentro da reserva indígena Igarapé Lage, onde foram identificadas práticas de extração ilegal de madeira.

Resultados da operação
Durante a operação, foram localizados diversos pontos de exploração clandestina, além de aproximadamente 100 m³ de madeira em toras prontas para transporte. As equipes também apreenderam três cartuchos de espingarda calibre 36 no local.

Crimes investigados
As investigações seguem em andamento para identificar os envolvidos no esquema de desmatamento e exploração ilegal. Caso sejam responsabilizados, poderão responder pelos crimes de desmatamento ilegal em área pública e porte ilegal de armas e munições.

Compromisso com a proteção ambiental
A Operação Kurumi’i reforça o compromisso das forças de segurança e proteção ambiental em coibir práticas criminosas em áreas indígenas, garantindo a preservação do meio ambiente e dos direitos dos povos originários.

A Polícia Federal destaca que ações como essa são fundamentais para combater crimes ambientais que ameaçam a biodiversidade e a sustentabilidade na região.


Fonte: Rondônia Agora