Pessoas surdas, moradoras de Porto Velho, com 45 anos ou mais, podem receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (24). Uma sala especial com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi feita para facilitar a vacinação.
Técnica de enfermagem Zeni Silva é interprete de libras e vai atuar durante o atendimento — Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho
A vacinação acontece no Campus 1 da faculdade Uniron, das 9h às 16h. Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto, CPF e cartão do SUS. O agendamento pelo App Sasi não é necessário para este grupo.
Vale ressaltar que surdez e deficiência auditiva são comorbidades diferentes. Em entrevista ao G1, a fonoaudióloga Marcela Faulstich explica que a surdez é a impossibilidade total de ouvir e a deficiência auditiva é a perda em graus da audição.
“Assim como a perda visual, em que você pode perder graus de visão, perdem-se graus de audição, e nesse caso, nós não consideramos surdez, consideramos como deficiência auditiva ou perda auditiva, que pode ser em grau leve, moderado, severo, e até profundo”, afirma a fonoaudióloga.
Segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Porto Velho possui cerca de 8 mil pessoas surdas ou com deficiências auditivas.
Fonte: G1RO