Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Palestra online da Setic nesta sexta-feira, 11, analisa memória de aplicações NET

“Analisando dumps de memória de aplicações NET” é o tema da palestra on-line que a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) promoverá nesta sexta-feira (11), às 12h.

O palestrante é o arquiteto chefe de software Giovanni Bassi, fundador da Lambda3 e Microsoft MVP. Ele se define como “quebrador de status quo”. Escreve artigos, fundou o Net Architects, mantém o podcast Tecnoretórica e da Lambda3, um blog e muitos projetos no Github.

Giovanni trouxe os programas da Scrum.org pro Brasil e criou a Lambda3, “que insiste em fazer projetos e consultoria direito”.

O memory dump (ou despejo* de memória) reproduz tudo o que está armazenado em um determinado momento da execução do programa. Geralmente, quando ocorre um erro.

A cada semana o público interno e externo conhece uma experiência diferente trazida por especialistas. Sixfire, como ficou conhecido o evento, atende às consultas de 12 times (equipes) da Setic. Sem custos para o governo estadual, cada time chama um especialista para lives semanais.

“O objetivo maior é promover conhecimentos entre nós todos: o que a tecnologia utiliza e que dúvidas temos, o que dá certo e o que dá errado, numa cultura de experimentação e aprendizado”, explica o gerente de desenvolvimento na Setic, Maico Moreira.

O palestrante desta sexta-feira mostrará exatamente como identificar o que o usuário fazia no momento da ocorrência. Conforme Maico Moreira, descobre-se, por exemplo, se a ocorrência foi motivada por rede, software ou pela própria internet. “Assim chegamos mais rapidamente à raiz da ocorrência, evitando-se perda de tempo”, ele acrescentou. A Setic mantém 26 servidores de arquivos, como informa o desenvolvedor Tiago Lopes de Aguiar.

Servidores e convidados participam através da plataforma oficial do Estado,e pela fanpage da Setic no Facebook (@setic.rondonia). É livre o acesso ao público, sem a necessidade de cadastro.

_______

* O despejo normalmente trata da reprodução física da memória e é muito importante em linguagens de nível um pouco mais baixo (Assembly, C, C++, etc.) com acesso total à memória, causando resultados inesperados.

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

Click to comment

You May Also Like

TOP 10

Resumos são pequenas descrições opcionais do conteúdo do seu post feitas manualmente, que podem ser usadas em seu tema

Destaques

O Governo de Rondônia entregou na terça-feira (19) o primeiro lote de vacina contra a Covid-19, a CoronaVac, que vai imunizar 3.420 pessoas de...

Destaques

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa aos interessados em ingressar na Rede Estadual de Ensino de Rondônia sobre o início do cadastro...

Destaques

  O município de Presidente Médici recebeu na manhã desta quarta-feira (20) as primeiras 360 doses da vacina CoronaVac, segundo o secretário de saúde...

× Quero anunciar!