O 3º sargento Guilherme Machado Brum, do Exército Brasileiro, faleceu em um trágico acidente na BR-364, próximo à Ponte do Caracol, em Rondônia, na última sexta-feira (15). Natural de Cacequi, no Rio Grande do Sul, o militar havia se mudado para o Acre há 11 meses com sua esposa, também gaúcha, após ser lotado no Comando de Fronteira do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) em Rio Branco.
O acidente ocorreu enquanto Brum retornava de um treinamento realizado na cidade de Campo Novo de Rondônia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF-RO), o veículo em que o sargento estava capotou após um dos pneus furar, fazendo o motorista perder o controle e cair em uma ribanceira.
O corpo de Guilherme Brum será trasladado de Porto Velho, Rondônia, para Cacequi, onde será velado e enterrado com homenagens. O 4º BIS informou que está prestando toda a assistência necessária à família do militar neste momento de luto.
Um legado de dedicação e coragem
Em julho deste ano, Brum foi destaque em uma reportagem da Rede Amazônica Acre, ao participar de uma cerimônia de formação dos guerreiros da selva promovida pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus. Durante três meses, o curso capacitou oficiais e sargentos para sobrevivência e operações em condições extremas na floresta amazônica.
Na ocasião, o sargento compartilhou suas impressões sobre a experiência:
“A gente treinou muito a natação. É que a gente consegue ficar muito tempo dentro da selva amazônica. O curso praticamente é todo dentro da selva amazônica. A gente teve contato direto. As instruções eram extremamente profissionais, a gente aprendeu muito. E a questão agora é transmitir esse aprendizado para a tropa”, relatou o militar.
A morte de Guilherme Brum deixa um vazio no Exército Brasileiro e na vida de seus colegas e familiares. Sua dedicação e amor à carreira militar são lembrados com orgulho, enquanto amigos e familiares aguardam o momento de despedida em sua terra natal.
Fonte: g1 Rondônia/ Acre