Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Rondônia

Em Rondônia, ministro do turismo destaca importância do Forte Príncipe da Beira; setor turístico será fortalecido

Divulgação

O Forte Príncipe foi construído há mais de 200 anos e é considerado a maior obra portuguesa fora de Portugal

Rondônia recebeu na sexta-feira (2) a visita do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que esteve acompanhado do governador do Estado Marcos Rocha,  para a realização de uma ampla programação voltada ao setor. Na ocasião, ocorreu a visita ao Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques. Atentos, percorreram vários pontos da estrutura histórica e contemplaram a vista privilegiada da natureza do alto da fortaleza. O Forte está localizado às margens do Rio Guaporé, na fronteira do Brasil com a Bolívia.
“Essa é a maior fortaleza portuguesa na América Latina. O Real Forte Príncipe da Beira tem um valor histórico e turístico formidável, e o nosso Governo vai olhar com outros olhos para cá, para que a gente consiga aproveitar da melhor forma possível, recuperando esse lugar e gerando assim emprego e renda para toda a população”, afirma o ministro.
O governador Marcos Rocha destacou que a visita do ministro faz parte da busca pela retomada do turismo como eixo estratégico para o fomento da economia rondoniense. “Eu fico muito feliz com a visita do ministro, que tem o desejo de fortalecer o turismo em Rondônia, assim como em todo o Brasil. E é uma satisfação essa visita ao Real Forte Príncipe da Beira,  patrimônio histórico do Brasil, e tenho certeza que virão boas notícias para o fortalecer como ponto turístico de Rondônia”.
A visita também contou com a presença do superintendente do Estado do Turismo (Setur), Gilvan Pereira, destacando que a vinda do ministro marca uma nova fase para o turismo de Rondônia. “As potencialidades de Rondônia estão tendo visibilidade junto ao Governo Federal. Com certeza, vamos ter um retorno próspero com essa união de forças. Além disso, vamos ter apoio do Ministério do Turismo quanto à questão do Fundo Geral de Turismo (Fungetur),  que vai trazer, com certeza, a força que Rondônia precisa para a retomada do turismo. É o momento do Supera Turismo”, avalia.
O Real Forte Príncipe da Beira recebe manutenção constante do Exército. “O Real Forte Príncipe da Beira tem uma grandiosidade histórica. Foi o primeiro marco na região e fez parte da colonização durante o período de descobrimento do Brasil e, por isso, devemos valorizar”, explica o comandante do 1º Pelotão Especial de Fronteira Forte Príncipe da Beira, Pedro Andrade.
O Forte Príncipe foi construído há mais de 200 anos e é considerado a maior obra portuguesa fora de Portugal. Foi construído em um momento e local estratégico, na Amazônia, para coibir a presença de espanhóis. Foi tombado como patrimônio federal em 1950. Também estiveram juntos na visita ao Forte o prefeito de Costa Marques, Vagner Miranda da Silva, o Mirandão, e a deputada federal Mariana Carvalho.
WORKSHOP
A visita ao Forte encerrou a agenda do ministro a Rondônia, iniciada pela manhã na abertura do I Workshop Supera Turismo e anúncio de R $1,2 bilhão de empréstimos, por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), linha de crédito destinada às empresas turísticas. Em seguida, houve a visita  ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM)  que está com a obra de revitalização 90% concluída. Desta forma, Rondônia avança como rota turística do Brasil.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Brasil

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim nesta terça-feira (23) na qual condena, entre outros pontos, o uso de remédios sem eficácia contra...

Mundo

O Canal de Suez, no Egito, é uma das principais travessias marítimas do mundo para o transporte de mercadorias e matérias-primas. Desde terça-feira, a passagem...

Publicidade
× Quero anunciar!