🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2025 com foco na ecologia integral

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançará oficialmente a Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025) na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, às 10h, na sede da entidade, em Brasília (DF). Neste ano, o tema será “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema extraído do livro de Gênesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”.

A cerimônia será transmitida em sinal aberto pela emissora católica Canção Nova e retransmitida por outras emissoras e plataformas digitais da CNBB, permitindo que fiéis de todo o país acompanhem o evento.

Inspirada em marcos históricos da Igreja

A Campanha da Fraternidade 2025 traz como inspiração importantes marcos para a Igreja Católica, como os 10 anos da Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e os 10 anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). Além disso, a temática se conecta à COP 30, que será realizada pela primeira vez na Amazônia, em Belém (PA).

A campanha tem como objetivo incentivar a reflexão e a conversão para uma ecologia integral, que considera o cuidado com o meio ambiente e a justiça social, ouvindo tanto o grito dos pobres quanto o da Terra.

Programação do lançamento

As atividades da CNBB terão início com uma missa às 9h, presidida pelo secretário-geral, dom Ricardo Hoepers. Em seguida, às 10h, acontece a cerimônia oficial de lançamento no auditório Dom Helder Câmara.

Durante o evento, serão apresentados:

Mensagem do Papa Francisco sobre a Campanha da Fraternidade;
Um vídeo com balanço dos projetos sociais apoiados em 2024 pelo Fundo Nacional de Solidariedade.

Campanha da Fraternidade: tradição e solidariedade

Criada em 1964, a Campanha da Fraternidade é realizada anualmente durante a Quaresma e incentiva os fiéis a praticarem oração, jejum e caridade. O momento mais importante da campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos – este ano nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais em todo o Brasil.