A cafeicultora Sueli Berdes, de Rolim de Moura (RO), conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Cafés “Florada Premiada 2024” com o café produzido em sua propriedade. Reconhecido como o melhor do Brasil entre os cafés produzidos por mulheres, o resultado foi fruto de anos de dedicação de Sueli e sua família, que trabalham de forma quase artesanal em todas as etapas do processo.
Principais tópicos abordados:
- Trajetória da cafeicultora Sueli Berdes até o reconhecimento nacional.
- Detalhes sobre o processo de produção do café premiado.
- Valorização do trabalho feminino na cafeicultura de Rondônia.
Sueli começou sua jornada na cafeicultura em 2019, após adquirir suas terras em 2018. Inicialmente, plantou três mil pés de café e, com o apoio do governo do Estado, ampliou para 5.550 pés. Desde então, ela e sua família se dedicam à produção do café com foco em qualidade. O processo envolve a colheita seletiva dos grãos maduros, lavagem, fermentação em biorreatores e secagem cuidadosa em um terreiro suspenso com estufa, onde os grãos são mexidos de hora em hora para preservar o sabor.
Em sua estreia no concurso Florada Premiada, Sueli alcançou a pontuação de 90,44, conquistando o título. Ela atribui o sucesso ao trabalho persistente e ao amor pelo que faz. “Quando veio o resultado, foi espetacular, até parece um sonho. Nossa paixão pelo café e pela terra é maior do que as dificuldades que podiam surgir”, disse a campeã.
Além do reconhecimento nacional, Sueli destaca a importância de iniciativas como o Florada Premiada para dar visibilidade ao trabalho feminino na cafeicultura de Rondônia. “Esse concurso é uma oportunidade para a valorização do nosso trabalho. Acredito que todas possam alcançar seus sonhos e objetivos, assim como eu alcancei o meu este ano”, afirmou.
Com a união familiar e o aprendizado constante a cada safra, Sueli reforça que o sucesso é apenas o começo de novas conquistas na cafeicultura.
Fonte: G1 Rondônia