A secretaria municipal de saúde (SEMUSA) de Rolim de Moura por meio de Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) finalizará no próximo sábado (11) a vacinação antirrábica na população canina e felina do município.
Oneide Claudino da Silva, Diretora do CCZ, informou que a vacinação dos animas da zona rural ocorreu durante os meses de julho e agosto em todas as vicinais do município e sábado é a vez dos moradores do perímetro urbano levaram os animais de estimação aos postos de vacinação para receberem a vacina contra a raiva. Serão quase 30 locais de vacinação em todos os bairros do município para que o morador leva o cão ou gato para receber a dose da vacina antirrábica. O horário da vacinação será das 08h às 12h e das 14h às 17h.
Ela explicou que objetivo é atingir a cobertura vacinal contra a raiva de modo a alcançar a meta de, no mínimo, 80% da população canina, estimada em 15.291, dos quais 12.493 cães e 2.798 felinos, incluindo a Zonas Rural e Urbana de Rolim de Moura.
Deve receber a vacina contra a Raiva toda a população canina e felina acima de 90 (noventa) dias de vida. Na vacinação ocorrida na zona rural foram vacinados 4.739 caninos e 717 felinos.
A equipe de vacinação destaca que tomará todas as medidas de proteção contra a Covid-19 como uso de máscara, álcool gel e controle de aglomeração nos locais de vacinação.
O CCZ destaca que os donos de cães e gatos devem levar o animal para ser vacinado contra a raiva, pois isso é saúde pública. A raiva não tem cura, Mata. A vacinação traz segurança para a população e evita a doença.
Outro pedido da equipe do CCZ é que o adulto leva o animal até o local de vacinação, pois há casos que as crianças vão levar o animal e não é recomendável, o correto é adulto e responsável pelo cachorro ou gato e não a criança, pois as vezes o animal estranha o ambiente e acaba atacando o vacinador e outras pessoas e é preciso adulto para segurar. É importante ainda levar o cartão de vacinação do animal.