Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Porto Velho

Sinal 5G será ativado em Porto Velho na quinta-feira, diz Anatel

Telefonia móvel 5G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a partir de quinta-feira (6) a ativação do sinal do 5G puro em Porto Velho (RO) e outras quatro capitais do país, todas na região Norte. São elas: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM) e Belém (PA).

Com essa liberação da agência, caberá às operadoras Claro, TIM e Vivo oferecer o serviço aos seus clientes.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (4) em reunião do Gaispi, um grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G.

Com a decisão, todas as capitais brasileiras passam a contar com a tecnologia, que teve suas frequências leiloadas em novembro do ano passado. Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá gradualmente, até o prazo máximo de 2029.

A primeira capital a contar com a tecnologia foi Brasília, em 6 de julho. Gradualmente, o sinal foi chegando nas demais, faltando apenas a ativação nas cinco capitais da região Norte, prevista para quinta (6).

Ativação da 5G deve acontecer na próxima quinta em Porto Velho

Sinal restrito

Neste primeiro momento, o sinal do 5G chega às capitais do país restrito a alguns bairros, salvo exceções, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. O número vai crescendo conforme o passar dos anos.

Contudo, nada impede que as operadoras instalem mais antenas do que o mínimo exigido – o que vem acontecendo nas capitais em que a tecnologia já está disponível. A área de abrangência de cobertura neste início do serviço faz parte da estratégia comercial de cada operadora.

O que é o 5G?

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual.

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

Conheça as vantagens do 5G em relação ao 4G.  — Foto: Wagner Magalhães/Arte G1

Conheça as vantagens do 5G em relação ao 4G. — Foto: Wagner Magalhães/Arte G1

Como faço para acessar o 5G?

 

Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura.

Neste momento, as operadoras não estão solicitando a troca de chip.

O 4G vai acabar?

Não. Os celulares atuais continuarão funcionando nas redes 4G, 3G e 2G – essas conexões não deixarão de funcionar.

FONTE: G1RONDONIA

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Publicidade
× Quero anunciar!