A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) junto com CREAS/CRAS, em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, está divulgando a Campanha Nacional denominada “Agosto Lilás”.
De acordo com Sandra Miranda, Secretária Municipal de Assistência Social, a chegada do mês de Agosto traz consigo um olhar voltado à conscientização pelo fim da violência contra a Mulher no município de Rolim de Moura.
A Campanha iniciou-se no início deste mês e no decorrer de Agosto serão desenvolvidas ações de mobilização social, realizadas pela Rede de atendimento. Com o objetivo de promover a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, com destaque aos 15 anos de instituição da Lei Maria da Penha e suas conquistas na defesa dos direitos das mulheres. A Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006) está completando 15 anos e a Rede de atendimento, age por meio da conscientização e mobilização da sociedade, além de fomentar a denúncia e reforçar o combate à violência contra a mulher.
O Centro de Referência especializada de Assistência Social(CREAS), oferece instrumentos para fortalecer a autonomia das mulheres vítimas de violência e de violação de direitos. São ofertados as mulheres a escuta, acolhida, acompanhamento e realizados os encaminhamentos necessários para REDE de atendimento, para que e a mesma tenha condições de sair da situação de vulnerabilidade.
O maior desafio para equipe de adesão das mulheres ao atendimento, e a busca pelo atendimento no CREAS. Os dados mostram que os registros de ocorrências são maiores do que a busca pelo atendimento. Isso aponta para dificuldade em quebrar o ciclo da violência. Essa dificuldade pode ter sido motivada pela pandemia da Covid-19, em razão da maior convivência entre os possíveis agressores Mesmo que Rede Sócio assistencial, CREAS, CRAS -Centro de Referência de Assistência Social, não ficaram sem assistência durante a pandemia em 2021, para garantia de políticas públicas para as mulheres vítimas.
Em Rolim de Moura a programação prevê a distribuição de material, folder/Cartazes, laço cor lilás símbolo da campanha nos pontos estratégicos da cidade. Divulgação pelo conselho da mulher e Rede de atendimento, nos programas de TVs e Rádios, Ornamentação dos ambientes e Live com Advogada e Psicóloga.