A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná (RO), na região central do estado, pede a doação ou empréstimo de cilindros de oxigênio neste domingo (28). Segundo Ivo da Silva, secretário responsável pela pasta, a administração não consegue encontrar cilindros à venda.
Quem puder ajudar pode levar as balas para oxigênio ao Hospital Municipal de Ji-Paraná. Eventuais dúvidas podem ser sanadas pelo contato (69) 9 9306-4958.
O apelo foi divulgado nas redes sociais e em aplicativos de mensagem. No texto consta que o consumo de oxigênio em Ji-Paraná e em todo estado aumentou exageradamente com a pandemia e a demanda é maior que a venda dos insumos.
“[Precisamos da] ajuda de todos para encontrar quem tenha balas de oxigênio para nos emprestar. Oficinas e outros que utilizem o equipamento. Por mais que o município possa comprar as balas de oxigênio não tem no comércio para vender. Nos ajude a salvar vidas”, diz trecho da mensagem.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/4/k/GpBCmAQbevsHDFD1caVQ/whatsapp-image-2021-03-28-at-08.48.47.jpeg)
Ji-Paraná, RO, pede doações de cilindros de oxigênio — Foto: Reprodução
O secretário informou que não falta oxigênio na cidade, mas cilindros para comportar o gás. Também chamadas de “balas”, esses cilindros industriais são usados para armazenar oxigênio hospitalar e fazem parte do conhecido kit entubação, usado no tratamento de pacientes graves da Covid-19.
Fonte: G1RO