--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho
  • cover
    Rádio Presidente Médici
  • cover
    Rádio Ariquemes
  • cover
    Rádio Pimenta Bueno
  • cover
    Rádio Cacoal
  • cover
    Rádio Ouro Preto
  • cover
    Rádio Rolim de Moura
  • cover
    Rádio Guajará-Mirim
#Rondônia

Realidade virtual aplicada à piscicultura é apresentada durante a Rondônia Rural Show Internacional

Todos os dias das 8h às 18h, os visitantes do “Espaço Peixes de Rondônia”, na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, poderão acompanhar a demonstração de “Piscicultura em Realidade Virtual”, técnica desenvolvida pela zootecnista, Marcela Matavelli, pesquisadora que atua na área de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Tocantins. A técnica desenvolveu o sistema e está trabalhando na divulgação do serviço ao produtor, especialmente do Tambaqui.

As alunas do campus da Universidade Federal de Rondônia – Unir, de Presidente Médici, Franciely Nayara e Fernanda Soares do curso de Engenharia de Pesca, estão à disposição dos visitantes para explicar a “Piscicultura em Realidade Virtual” e seus resultados ao criador de peixe em cativeiro, demonstrando na prática como ocorre a técnica. Após a captura de imagens do tanque a ser estudado, o produtor pode observar o ciclo alimentar do peixe e as condições da água – o pH por exemplo; para tomar medidas necessárias e corrigir eventuais falhas, aumentando a produtividade.

SOBRE A TECNOLOGIA

Produtor pode observar o ciclo alimentar do peixe e as condições da água

Durante a apresentação e com o uso dos óculos de realidade virtual, imagens 3D, são transmitidas e explicações em áudio dirigidas ao usuário. Por exemplo: “pela manhã, quando recebem a ração, alguns peixes podem não se alimentar por causa do estresse da falta de oxigênio da noite; a ração vai para o fundo, tornando-se matéria orgânica inapropriada”.

O governador Marcos Rocha elogiou a iniciativa da Embrapa, em parceria com a Unir, no sentido de divulgar mais tecnologias à criação do peixe em cativeiro. “Somente através de técnicas apropriadas  vamos aumentar nossa produção e garantir mais lucro ao produtor”, enfatizou.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, as imagens em 3D do tanque de peixe, já uma realidade e trará mais qualidade na criação do Tambaqui em cativeiro. “Com a realidade virtual, os visitantes estão aprendendo sobre os dois principais problemas em relação à qualidade da água, que são o oxigênio dissolvido e a amônia. Com a aplicação desta técnica, a explicação fica muito mais fácil, tanto para o produtor quanto aos visitantes entenderem”, comentou.

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

Fonte: Assessoria

Faça um comentário
× Quero anunciar!