Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Economia

Quase metade dos contribuintes já entregou a declaração do IR 2022

Com o novo prazo, que agora vai até 31 de maio, ainda falta entregar 17,9 milhões de declarações - Foto: Reprodução/Agência Brasil

A declaração pode ser enviada via computador, pelo endereço gov.br/receitafederal, ou por tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”

Prazo para a entrega da declaração vai até o dia 31 de maio – Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Quase metade dos contribuintes já entregou a declaração do IR 2022 (Imposto de Renda da Pessoa Física). Até esta segunda-feira (25), a Receita Federal recebeu 16.153.278 declarações. A expectativa é que 34.100.000 documentos sejam enviados até o fim do prazo, que passou de 29 de abril para 31 de maio.

A entrega começou em 7 de março. Contribuintes que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam acertar as contas com o Fisco. Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido.

A declaração pode ser enviada via computador, pelo endereço gov.br/receitafederal, ou por tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Restituição

As restituições do Imposto de Renda deste ano ocorrerão em cinco lotes. Os pagamentos começam em 31 de maio, data do primeiro lote, seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei, e vão até 30 de setembro, quando será pago o quinto lote. Os contribuintes que enviarem a declaração primeiro receberão a restituição também nos primeiros lotes.

Como corrigir a declaração enviada

Se você enviou a declaração mas percebeu algum erro, envie outra declaração com todas as informações corretas (declaração retificadora). É preciso informar o número do recibo da declaração que será retificada. Essa informação é obrigatória em declarações retificadoras. Também é necessário usar o programa do mesmo ano que você quer retificar.

Retificação

Até o último dia do prazo de entrega você pode fazer a retificação e também trocar o regime de tributação (desconto simplificado ou deduções legais).

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Após o último dia do prazo, o contribuinte tem cinco anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sendo fiscalizada. A fiscalização começa a contar no momento em que a pessoa recebe uma intimação da Receita Federal.

IMPOSTO DE RENDA 2022 ARTE

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Publicidade
× Quero anunciar!