Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Rondônia

Procon disponibiliza múltiplos canais de atendimento para consumidores de Rondônia

Foto: Daiane Mendonca

Como órgão auxiliar do Poder Judiciário, para dirimir dúvidas e solucionar questões da relação de consumo entre o cidadão consumidor e as empresas vendedoras ou prestadora de serviços, o Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) não pausou os serviços durante a pandemia e tem atuado em todo Estado de Rondônia, através de cinco gerências regionais, de forma virtual e presencial.

De acordo com o coordenador estadual do Procon, Ihgor Jean Rego, neste período de pandemia o órgão reforçou ainda mais suas ações para garantir também que os estabelecimentos comerciais mantenham rigoroso padrão sanitário, para minimizar os riscos de contaminação pela covid-19, ao mesmo tempo em que fiscaliza a relação de consumo para garantir que nenhum consumidor seja prejudicado ou sofra algum tipo de abuso em seus direitos.

Além dos canais www.procon.ro.gov.br e consumidor.gov.br, o órgão dispõe ainda do número 151 e canais de telefone e whatsapp à disposição dos consumidores para encaminhar reclamações. Assim, os dados enviados são processados e, em seguida, é instaurada uma etapa preliminar para a resolução do conflito de consumo, por meio da emissão de uma Carta de Informações Preliminares (CIP), dirigida à empresa reclamada, onde o Procon requere a resolução do problema relatado pelo consumidor, bem como o envio dos esclarecimentos pertinentes.

Este, na verdade, é um procedimento padrão, que segue um rito, mas ele não substitui ou prejudica a ação dos fiscais do Procon, que têm autonomia para fiscalizar mesmo sem ser provocado, lembrando que, mesmo na pandemia o órgão continuou trabalhando para atender as demandas em todas as regiões.

A instituição de defesa do consumidor de Rondônia conta com cinco gerências regionais que estão instaladas em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Rolim de Moura, Vilhena, Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste, com a missão institucional de orientar e defender o consumidor em suas relações comerciais.

O Procon criou uma estrutura relativamente grande com recursos de Tecnologia da Informação (TI) para facilitar e dinamizar sua relação com o consumidor, e apresenta de forma destacada em seu portal www.procon.ro.gov.br pelo menos três aplicativos importantes para estreitar esta relação, onde o consumidor, por meio de um clique pode acessar a página do “Registre Aqui”, do “Reclame Aqui” e ainda do “Acompanhe Aqui”, para tornar mais simples e melhorar a forma de acionar o órgão.

O Procon é vinculado à Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura do Estado de Rondônia (Sedi) criado em 2012 pela Lei Complementar nº 685, juntamente com o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundec) e o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon).

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Publicidade
× Quero anunciar!