Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Brasil

Processo Seletivo Simplificado oferta mais de 1.800 vagas em cursos técnicos e de graduação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com inscrições abertas no Processo Seletivo Simplificado (PSS 2021/2) para ingresso no 2º semestre de 2021. A seleção abrange os estados de Rondônia, Paraíba, Pernambuco e até a cidade de Guayaramerín na Bolívia. São ofertadas 1.810 vagas, distribuídas em 13 cursos, nas modalidades presencial e EaD, em três níveis de ensino: concomitante e subsequente ao ensino médio e graduação. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de junho de 2021.

Neste certame não haverá aplicação de provas avaliativas. A seleção para o curso técnico concomitante ao ensino médio levará em conta o desempenho do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. No caso dos cursos técnicos subsequentes e dos cursos de graduação, o critério de classificação será baseado no desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio. Em ambos os casos, o documento de comprovação das notas poderá ser o Histórico Escolar regular, o Certificado Encceja, o Certificado de Provão ou o Boletim/Certificado de conclusão via notas no Enem.

 

Cursos em unidades do IFRO

As vagas na modalidade presencial serão ofertadas em quatro campi do IFRO: Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e São Miguel do Guaporé.  No Campus Ji-Paraná são ofertadas 40 vagas no Curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a ser ministrado no período noturno. O pré-requisito para participar da seleção destas vagas é ter concluído o ensino médio até a data da matrícula.

Campus Porto Velho Calama oferta, ao todo, 120 vagas nos seguintes Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio: Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. São 40 vagas para cada curso e eles serão ministrados no período noturno. Para acessar essas vagas é necessário ter concluído o ensino médio até a data da matrícula.

No Campus Porto Velho Zona Norte há vagas em cursos técnicos subsequentes e em graduações. O Curso Técnico em Administração e o Técnico em Finanças Subsequentes ao Ensino Médio ofertam 40 vagas cada (presencial – noturno). Para esse nível de ensino é necessário ter concluído o ensino médio até a data da matrícula.  Três cursos de graduação estão sendo ofertados por esse campus: CST em Gestão Comercial; CST em Gestão Pública e CST em Redes de Computadores. Cada curso oferta 40 vagas, na modalidade presencial, com aulas no período noturno. Para participar desta seleção é necessário ter concluído o ensino médio até a data da matrícula.

Em São Miguel do Guaporé, o IFRO está ofertando 40 vagas no Curso Técnico em Agronegócio Subsequente ao Ensino Médio, a ser ministrado na modalidade presencial e no período noturno.  Os interessados em concorrer a essas vagas precisam ter concluído o ensino médio até a data da matrícula. O campus também oferta 40 vagas no Curso Técnico em Administração Concomitante ao Ensino Médio, que será ministrado na modalidade EaD, com obrigatoriedade de encontros semanais de forma presencial, no turno vespertino. Para participar desta seleção é necessário ter concluído o ensino fundamental e estar matriculado e cursando, sem dependências, o 1º ou o 2º ano do ensino médio regular. Cursos EaD com encontros presenciais em polos do IFRO

O Processo Seletivo Simplificado (PSS 2021/2) do IFRO também oferta 1.370 vagas na modalidade de Educação a Distância (EaD), com encontros presenciais semanais, nos cursos superiores em CST em Gestão Comercial e CST em Gestão Pública.

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

As 1.370 vagas são distribuídas em 320 vagas em oito campi do IFRO e 1.050 vagas em 53 polos do IFRO. Deste total de vagas, a oferta está dividida da seguinte forma: a) Rondônia: 840 vagas distribuídas em 42 polos; b) Paraíba: 180 vagas distribuídas em 9 polos; c) Pernambuco: 20 vagas distribuídas em 1 polo; d) Bolívia: 10 vagas distribuídas em 1 polo.

Para concorrer a essas vagas é necessário ter concluído, sem dependências, o ensino médio até a data da matrícula. As aulas serão ofertadas na modalidade EaD, porém, com obrigatoriedade de encontros semanais de forma presencial no campus ou no Polo no qual o aluno estiver matriculado.

A previsão é de que o Resultado Final e a Convocação da Pré-Matrícula da 1ª Chamada sejam divulgados no dia 5 de julho de 2021 (após as 18 horas). Mais informações podem ser conferidas nos Editais, disponíveis nos seguintes links:

Edital nº 42/2021 – Cursos Técnicos Concomitantes

Edital nº 43/2021 – Cursos Técnicos Subsequentes

Edital nº 44/2021 – Cursos Graduação – Presencial

Edital nº 45/2021 – Cursos Graduação – EAD com encontros presenciais Abaixo as tabelas com a identificação dos campi/polos de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Guayaramerin, a quantidade de vagas e os cursos ofertados. Confira:

Graduações EaD em RONDÔNIA
Campus Guajará-Mirim Gestão Comercial 20
Gestão Pública 20

 

Polo Nova Mamoré Gestão Comercial 10
Gestão Pública 10

 

Curso Superior de Tecnologia EaD com encontros presenciais:
Sistema de ensino a distância (EaD) com obrigatoriedade de encontros semanais de forma presencial no Campus ou no Polo no qual o aluno estiver matriculado.

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

 

Graduações EaD na BOLÍVIA
Unidade Curso Vagas
Polo Guayaramerín Gestão Comercial 5
Gestão Pública 5
Curso Superior de Tecnologia EaD com encontros presenciais:
Sistema de ensino a distância (EaD) com obrigatoriedade de encontros semanais de forma presencial no Campus ou no Polo no qual o aluno estiver matriculado.

 

 

Matrículas

Devido ao período de distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus, a matrícula ocorrerá em quatro diferentes etapas. Na primeira etapa, a pré-matrícula será o período para envio da documentação pelos candidatos e seus responsáveis legalmente investidos de 6/7/2021 até às 18 horas do dia 12/7/2021.

A segunda etapa, de 6 a 14/7/2021, será de análise documental. Neste momento, haverá a análise dos documentos pelas Coordenações de Registros Acadêmicos (CRAs/IFRO). Na sequência, a terceira etapa será o período de retificação de documentos para a pré-matrícula pelos candidatos e seus responsáveis legalmente investidos, caso haja necessidade. Isso ocorrerá no período de 6 a 16/7/2021, e os documentos serão recebidos até as 18 horas.

Por fim, até o dia 20/7/2021 ocorrerá a quarta etapa, em que haverá a confirmação da matrícula. O candidato e o seu responsável legalmente investido deverão acompanhar atentamente o sistema de pré-matrícula durante todo o período de análise de documentos. O IFRO publicará um tutorial de pré-matrícula com o passo a passo sobre como os candidatos deverão proceder para o envio dos documentos solicitados.

Dentro do calendário do Processo Seletivo Simplificado (PSS 2022/1), a convocação em segunda chamada está prevista para o dia 22 de julho de 2021.

 

Mais informações

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Acompanhe as publicações de cada modalidade, conforme os endereços abaixo:

Cursos de Graduação acesse AQUI.

Cursos de Graduação (EaD) AQUI:

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio acesse AQUI.

Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio acesse AQUI.

Em caso de eventuais dúvidas ou da necessidade de esclarecimentos, os candidatos e seus pais (ou responsáveis) poderão entrar em contato com o e-mail: processo.seletivo@ifro.edu.br ou com o e-mail da unidade que oferta o curso desejado. Todos os contatos para atendimento podem ser conferidos no Anexo VI do Edital referente.

Fonte: Assessoria

 

Faça um comentário
Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Notícias relacionadas

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Brasil

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim nesta terça-feira (23) na qual condena, entre outros pontos, o uso de remédios sem eficácia contra...

Mundo

O Canal de Suez, no Egito, é uma das principais travessias marítimas do mundo para o transporte de mercadorias e matérias-primas. Desde terça-feira, a passagem...

Publicidade
× Quero anunciar!