Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Rondônia

Prazo para declarar rebanhos termina nesta sexta, 18, em Rondônia

Segundo a Idaron, todo os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos são obrigados a declarar o rebanho. A mesma regra vale para criadores de equídeos e aves.

Criadores de suínos também precisam declarar o rebanho — Foto: REUTERS/Jordan Gale

Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para a declaração obrigatória de rebanhos no estado de Rondônia. Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a estimativa é que sejam declarados quase 125 mil rebanhos.

A primeira etapa da campanha de declaração iria encerrar no fim de maio, porém a agência decidiu adiar por causa da baixa adesão em alguns municípios.

Segundo a Idaron, todo os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos são obrigados a declarar o rebanho. A mesma regra vale para criadores de equídeos e aves.

Segundo a Idaron, declarar é importante para a economia do estado, principalmente, por causa do reconhecimento internacional de área livre de aftosa sem vacinação.

Zona livre de aftosa

No último mês de junho, o estado de Rondônia recebeu o selo internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês).

De acordo com a Idaron, para que a condição sanitária alcançada seja mantida, o produtor rural precisa seguir com um papel fundamental.

Com a obtenção do status sanitário internacional para Rondônia, os produtores de bovinos apostam na abertura de mais mercados para as carnes bovina e suína do Brasil.

Onde declarar?

O produtor pode fazer a declaração preferencialmente pela internet, no site da Idaron. A senha usada na emissão da Guia de Trânsito Animal é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema pode se cadastrar rapidamente no site.

A Idaron também disponibiliza formulários para declaração em formato online e impresso. Em papel o documento pode ser obtido nas unidades da agência e casas agropecuárias.

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Após o preenchimento, o formulário deve ser enviado por e-mail ou WhatsApp da Idaron onde a propriedade tem cadastro.

“Cada unidade tem um WhatsApp para envio do formulário. Esse telefone também pode ser utilizado para declaração: o produtor pode ligar que um atendente vai pegar os dados passados pelo pecuarista e fazer a declaração direto no sistema. Para que o produtor possa comprovar que a declaração foi feita, ele receberá do atendente um PDF ou foto da tela validando a declaração”, explicou a Idaron em comunicado à imprensa.

Fonte: G1 RO

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Brasil

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim nesta terça-feira (23) na qual condena, entre outros pontos, o uso de remédios sem eficácia contra...

Mundo

O Canal de Suez, no Egito, é uma das principais travessias marítimas do mundo para o transporte de mercadorias e matérias-primas. Desde terça-feira, a passagem...

Publicidade
× Quero anunciar!