De acordo com a administração municipal, a mudança tem como intuito “acelerar a imunização, considerando que já foram detectadas ocorrências da variante delta no município”
A prefeitura de Porto Velho decidiu reduzir o intervalo de aplicação entre a 1ª e a 2ª dose da vacina Pfizer. Agora, os moradores da capital poderão tomar as duas doses do imunizante em um intervalo de 50 dias.
Segundo o Painel Vacinômetro da prefeitura, mais de 100 mil pessoas precisam tomar a 2ª dose da Pfizer.
De acordo com a administração municipal, a mudança tem como intuito “acelerar a imunização, considerando que já foram detectadas ocorrências da variante delta no município”.
Além disso, a prefeitura informou que 70 mil moradores não tomaram a 1ª dose do imunizante e por isso, houve “acúmulo [do imunizante] na rede de frios do município”.
O que diz a bula?
A bula da farmacêutica, disponibilizada no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), orienta um intervalo maior ou igual a 21 dias (de preferência 3 semanas) entre a primeira e a segunda dose.
O documento alerta que a pessoa vacinada “pode não estar protegida até pelo menos 7 dias após a segunda dose da vacina”.
- Intervalo da vacina da Pfizer: Por que o Brasil adota 3 meses entre doses e não segue indicação de 21 dias?
Intervalos
Dentre as vacinas disponíveis, a segunda poderá ser aplicada nos seguintes prazos:
- CoronaVac – 28 dias
- AstraZeneca – 90 dias
- Pfizer – 50 dias
Pontos de imunização
A prefeitura informou que a mudança no intervalo de aplicação entre as doses já está em vigor nos pontos de vacinação. Atualmente, dois pontos de imunização atendem a população, durante a manhã, tarde e noite. Veja pontos:
Sexta-feira (8)
- Local: Porto Velho Shopping e Escola do Legislativo
- Horário: das 14h às 19h (shopping) e 9h às 16h (escola)
Sábado (9)
- Local: Porto Velho Shopping
- Horário: das 14h às 19h
Vacinação
Até quinta-feira (7), 341.108 pessoas tomaram a 1ª dose da vacina em Porto Velho, segundo dados do Portal Vacinômetro da prefeitura. Desse total, 178.400 tomaram a 2ª dose.
Fonte: G1 RO