🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho

Menu

Porto Velho possui o maior rebanho bovino de Rondônia e o 4º entre os municípios do país

Com mais de 1,6 milhão de cabeças, pecuária na capital segue em expansão, gerando emprego e renda

Porto Velho possui o maior rebanho bovino de Rondônia, com mais de 1,6 milhão de cabeças, segundo dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), de 2022. É o quarto município brasileiro com mais bovinos no país. Essa marca mostra a capacidade da produção agropecuária, que tem gerando cada vez mais emprego e renda.

Além de liderar no rebanho bovino, capital possui também o maior rebanho de suínos, de caprinos e ovinos

“Temos o maior rebanho bovino de Rondônia, que possui o sexto maior rebanho do país. A pecuária é uma atividade muito importante, que gera emprego e renda para milhares de porto-velhenses. Por muito tempo, se dizia que Porto Velho não tinha capacidade de produção agropecuária. Mas, isso foi superado com muito trabalho dos produtores rurais e também o apoio do setor público”, disse o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.

Segundo ele, “é preciso salientar que essa expansão segue e temos a expectativa de ampliação do setor, sem descuidar dos compromissos ambientais. A pecuária é pujante e responsável por movimentar boa parte da nossa economia”.

Com 17,6 milhões de cabeças de gado, Rondônia é uma área reconhecida internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação, o que abre mercado para a carne produzida no Estado ser comercializada para outros países. Em 2022, a exportação da carne rendeu US$ 811,8 milhões em Rondônia.

MAIS PRODUÇÃO

Além de liderar no rebanho bovino, a capital possui também o maior rebanho de suínos, de caprinos e ovinos entre os 52 municípios de Rondônia, além de ser o terceiro município com mais galináceos, com 300 mil cabeças, sendo 250 mil de galinhas. Os dados são do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021, publicados no site do órgão, na pesquisa de pecuária.

× Quero anunciar!