Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Brasil

Por falta de estudos, Anvisa cancela aval para spray nasal contra a covid

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou hoje (19/01/2022) o aval para a fabricação, importação e comercialização do Taffix, um spray nasal apresentado como capaz de bloquear vírus respiratórios, incluindo o que causa a covid-19.

Segundo a Anvisa, “não foram apresentados estudos clínicos que comprovem eficácia para esse fim (bloquear vírus respiratórios)”, o que levou o aval simplificado, emitido em 30 de dezembro do ano passado, a ser cancelado.

O Taffix é fabricado pela empresa israelense Nasus Pharma. O cancelamento do aval, assinado pelo gerente-geral de Tecnologia e Produtos para Saúde da Anvisa, Leandro Rodrigues Pereira, foi publicado na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

O aval dado pela Anvisa ao spray nasal consistia em uma notificação, espécie de aval para fabricação, importação e comercialização de medicamentos e produtos considerados de baixo risco.

O regime de notificação faz com que o medicamento não precise passar por uma análise técnica prévia da Anvisa. Ao serem comercializados, eles também ficam isentos da necessidade de prescrição médica para serem adquiridos.

Porém, quando não são apresentados estudos capazes de mostrar a eficácia do medicamento para o fim alegado, a notificação do mesmo é cancelada — o que aconteceu com o Taffix.

A identificação de falta de estudos ocorreu por meio do Programa de Auditoria de Dispositivos Médicos Isentos de Registro, que confere o cumprimento de “critérios e requisitos técnicos” de produtos “regularizados de forma simplificada”, disse, em nota, a Anvisa.

Do UOL, em São Paulo

Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Publicidade
× Quero anunciar!