O relato histórico e emocionante de 20 professores que enfrentaram os desafios para moldar a educação na área urbana e rural de Cacoal nas décadas de 70/80. quando Rondônia ainda era Território Federal. Este é o mote do livro “Assim eram nossas escolas”, a ser lançado nesta sexta-feira,16, às 20 horas, no Teatro Municipal de Cacoal.
Idealizado e organizado pela professora Maria Lindomar dos Santos, o livro mostra, por meio de textos e imagens inéditas, que o trabalho era realizado unicamente por amor a causa, pois esses profissionais não dispunham de material didático e a estrutura das escolas eram demasiadamente precárias.
“Mas elas conseguiram, em meio aquele caos, e com muito amor, levar educação aos pioneiros do Município, muitos deles profissionais de destaque atualmente no estado”, destacou.
Em sua carreira acadêmica, Maria Lindomar já organizou 16 livros. “Porém, este foi o que mais me emocionou”, diz a pesquisadora.
Homenagem
A obra tem uma dedicação especial a professora, historiadora e artista plástica Maria de Lourdes Kemper do Prado (in memoriam). A exemplo dos demais profissionais, ela ajudou a escrever a história da educação em Cacoal, bem como os ensinou a mantê-la viva.
Voto de Louvor
Durante o lançamento do livro, a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) fará uma homenagem aos professores pioneiros com a moção honrosa “Voto de Louvor”. A propositura é do deputado estadual Cássio Góis. Ele é natural de Cacoal e filho de uma família pioneira que foi beneficiada pela educação desses profissionais.
O livro pode ser adquirido no dia do evento ou por meio do instagram @mlindomarlivros.
FONTE: Professora Maria Lindomar e Jornal Diário da Amazônia