🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho

Ouro Preto: Secretaria Municipal de Agricultura intensifica entrega de mudas de café e cacau

Será dado continuidade aos Programas Café de Ouro e Cacau de Ouro, em que os agricultores do município continuarão sendo contemplados.

 

A Secretaria Municipal de Agricultura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, dando continuidade aos programas Café de Ouro e Cacau de Ouro, irá intensificar as entregas das mudas aos agricultores do município, incluindo o distrito de Rondominas.

Café

A meta é que o Programa Café de Ouro disponibilize mais de 120 mil mudas clonais robustas amazônicos, altamente produtivas e de excelente qualidade. As mudas estão sendo produzidas no próprio viveiro municipal. Outras 40 mil mudas, adquiridas por meio do deputado estadual Laerte Gomes serão entregues pela Emater em parceria com o município.

1ª etapa Café de Ouro

Conforme o responsável pela pasta da Agricultura, o engenheiro agrônomo Thiago Bortolo de Carvalho (Thiagão), nesta primeira etapa, que irá se estender até o final deste mês, 31 de janeiro, irão ser distribuídas mais de 40 mil mudas aos agricultores do município, e também irá abranger o distrito de Rondominas.

2ª e 3ª etapas Café de Ouro

Nos meses de fevereiro e março, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura dará continuidade à segunda e à terceira etapa do Programa Café de Ouro, já com novas mudas, que estão sendo produzidas paralelamente para o seguimento do plantio 2022/2023.

Cacau

Quanto ao Programa Cacau de Ouro, ainda no mês passado, dezembro de 2021, iniciou-se a primeira etapa. Foram distribuídas as mudas de cacau seminal e continuou neste mês de janeiro. A partir do próximo dia 15 de janeiro, será dado início à distribuição das mudas de cacau clonal de altíssima qualidade e produção. Outras 2 mil mudas, adquiridas por meio do deputado estadual Laerte Gomes serão entregues pela Emater em parceria com o município.

Thiagão informou que, ao todo, serão distribuídas aproximadamente 33 mil mudas de cacau clonal. Destas, cerca de 15 mil mudas serão produzidas no Viveiro Municipal. Outras 18 mil mudas de cacau seminal, que vieram do Centro de Estudos Rio Terra, através de parceria, também serão clonadas pelo município.

“Vale enfatizar o grande apoio das parcerias público-privadas para realização destes programas. Embrapa, Emater, Ceplac, Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto, Sine, Exposhow Norte, DB Nutrição Animal, Casa da Lavoura, Fertipeixe, Laboratórios Qualitá, Machadão, Quimifol Fertilizantes Foliares, Armazém Rural e Boa Safra são as empresas privadas e públicas que, graças a essa parceria, vem tornando possível a realização e o sucesso destes dois importantes programas”, enalteceu Thiagão.

O assessor especial também destacou que a gestão do prefeito Alex Testoni vem fazendo a diferença no agronegócio do município, fortalecendo cada vez mais a agricultura familiar. “Agradeço ao prefeito Alex Testoni por estar dando a mim e à minha equipe carta branca para podermos desenvolver nosso trabalho, que tem como papel principal disponibilizar estrutura e treinamento aos agricultores de nosso município”, finalizou.

* Com informações da Secretaria Municipal de Agricultura

 

Fonte: GazetaCentral

× Quero anunciar!