🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho

Menu

No Dia da Amazônia, especialistas ressaltam a importância de preservar a maior floresta tropical do mundo

No Dia da Amazônia, celebrado em 05 de setembro, especialistas falam sobre a importância da preservação da maior floresta tropical do mundo, seja em solo ou em seus ecossistemas aquáticos.

“O que acontece nos rios, lagos, igarapés e igapós importa muito e é mais difícil de ser documentado. As alterações climáticas estão aí, os eventos extremos se avizinham e existem ameaças grandes, tanto à populações humanas que dependem desses rios, quanto a outras regiões do Brasil que dependem da saúde desses ecossistemas aquáticos”, explica o jornalista e coordenador do projeto Aquazônia, Thiago Medaglia.

A Ambiental Media, startup criada por Thiago, recentemente desenvolveu o Índice de Impacto nas Águas da Amazônia (IIAA), com apoio do Instituto Serrapilheira.

O levantamento aponta que a Amazônia já perdeu 12% da sua superfície de água e que 20% das microbacias dessa floresta sofrem um impacto alto, muito alto ou extremo. Segundo o estudo, a microbacia mais impactada fica ao sul de Ariquemes (RO).

“A biodiversidade tem sofrido com os impactos de atividades humanas acumuladas. Então a gente tá falando de hidrelétricas, que se somam a dispersão criminosa do garimpo ilegal nos últimos anos, que se soma a mineração em escala industrial e que se soma a uma série de atividades humanas que têm um impacto profundo nos ecossistemas aquáticos”, comenta Thiago.

FONTE: G1RONDONIA

× Quero anunciar!