Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Porto Velho

MP-RO encontra irregularidades em unidades de saúde de Porto Velho

Upa da Zona Leste recebeu fiscalização do Conselho — Foto: Toni Francis/G1

O objetivo foi verificar principalmente os plantões das equipes das unidades, “com checagem no cumprimento das escalas de médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores”

Oficiais de diligências e técnicos do Núcleo de Atividades Extrajudiciais fiscalizando unidades de saúde – Foto: Divulgação/MP

Uma inspeção do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) encontrou irregularidades na Policlínica Ana Adelaide e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste de Porto Velho.

Segundo o MP, as fiscalizações foram feitas em dias e horários diferentes. O objetivo foi verificar principalmente os plantões das equipes das unidades, “com checagem no cumprimento das escalas de médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores”.

A Policlínica Ana Adelaide e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são as unidades que mais recebiam reclamações de moradores, principalmente pela demora no atendimento.

“Desde o ano passado vínhamos recebendo um número muito grande de reclamações com relação a dispensação de serviços, a qualidade de serviços prestados. Nós começamos fazendo levantamento de dados, reuniões com direção e solicitações de informações e documentos. Recentemente a gente entendeu que era o caso de emitir uma ordem de emissão para verificação in loco acerca do cumprimento das escalas de plantões de plantões por parte dos profissionais das unidades”, afirma a Promotora de Justiça, Rosângela Marsaro Protti.

Ainda conforme Rosângela, nem sempre a fiscalização do MP-RO encontrou toda a equipe de saúde escalada para o plantão.

“Pegamos servidores chegando atrasados, unidades lotadas porque os servidores não estavam em seus postos de saúde de forma adequada. Isso precisa ser corrigido”, afirma.
Segundo o MP-RO, um relatório sobre a fiscalização será enviado para a Promotoria da Saúde, que vai definir se adotará providências, incluindo a cientificação à Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam feitas as ações de melhorias.

À Rede Amazônica, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho informou ter conhecimento da vistoria feita pela promotoria de justiça. O município ainda afirmou que vai emitir parecer apenas após receber o relatório das diligências.

 

Fonte: G1 RO

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Publicidade
× Quero anunciar!