Por falta de professores, pais e responsáveis estão retirando os filhos da escola estadual Eurico Gaspar Dutra, que fica localizada no distrito de Iata em Guajará-Mirim (RO). Parte dos estudantes tem que se deslocar para outra cidade, pois essa é a única escola estadual do distrito.
De acordo com mães ouvidas pela Rede Amazônica, faltam professores inclusive de matérias básicas como português, matemática e ciências. Segundo elas, essa situação preocupa a comunidade desde o início do ano e boa parte das crianças possuem apenas notas do primeiro bimestre do ano letivo.
“Queremos professores! Estamos transferindo nossos filhos para Guajará-Mirim, pagando para que eles saiam daqui, onde tem uma escola perto de casa, mas não tem professores”, comentou uma das mães.
“Eu como mãe de um aluno do 9º ano tive que retirar o meu filho, solicitei transferência porque se eu não fizesse isso ele não teria a possibilidade de concorrer a uma vaga no Ifro, por exemplo, porque só se efetua a matrícula se tiver nota e meu filho só tem nota de matemática do primeiro bimestre. Porém estou aqui reivindicando porque tem outras mães com filhos no 6º, 7º e 8º ano”, disse.
De acordo com a diretora da escola, a falta de professores atinge principalmente os alunos do 8º e 9º ano. Em relação ao 9º ano, mais de 50% dos alunos já pediram transferência para as escolas da cidade vizinha.
A Rede Amazônica entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc), mas até a última atualização desta reportagem não obteve retorno sobre o caso.