Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Rondônia

Incêndio de grandes proporções atinge reserva Margarida Alves em Nova União, RO

Segundo o CBM, a suspeita é que o fogo foi ateado intencionalmente para limpar um local que é ponto de desmatamento frequente

Incêndio de grandes proporções atinge Reserva Margarida Alves em Nova União, RO — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um incêndio de grandes proporções destruiu parte da Reserva Ambiental Margarida Alves, em Nova União (RO). A área, que fica a 370 quilômetros de distância de Porto Velho, é alvo frequente de queimadas e desmatamento.

O fogo começou na tarde do sábado (7) e atingiu parte da floresta e pastagens. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), uma equipe se deslocou até o local para conter as chamas e ainda não há estimativa da área total afetada.

Ainda segundo o CBM, a suspeita é que o fogo foi ateado intencionalmente para limpar um local que é ponto de desmatamento frequente.

Equipes de telefonia móvel e internet também estiveram presentes no local, porque os cabos de internet foram queimados e alguns municípios ficaram sem conexão.

Moradores gravaram vídeos do fogo e a grande quantidade de fumaça gerada. Em uma das imagens, um macaco anda por cima dos fios de eletricidade, tentando fugir da área queimada.

Recorrência

É o quarto ano consecutivo que há episódios de incêndios na Reserva. Em 2018, o fogo durou pelo menos dez dias e destruiu aproximadamente 2 mil hectares. No ano seguinte, um novo incêndio se alastrou e só foi totalmente controlado após um período de 20 dias, quando uma chuva caiu no local.

Em 2020, o episódio voltou a se repetir e em dezembro do mesmo ano, a Polícia Federal (PF) começou a investigar os casos através da Operação Illusio. A polícia apurou que um grupo de aproximadamente 200 pessoas, invadiu a Reserva e repartiu as terras entre si.

Em março de 2021, a PF prendeu o chefe do grupo criminoso que desmatou 1,6 milhão de hectares, além de provocar incêndios de grandes proporções.

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Fonte: G1 RO

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Publicidade
× Quero anunciar!