🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho

Menu

IBGE abre concurso para mais de 8 mil vagas para recenseadores e agentes censitários

Veja aqui novas vagas abertas para inscrição do Concurso complementar do IBGE 2022 realizado em todo o Brasil para contratação de mais de 8 mil trabalhadores de nível fundamental e médio, os quais vão trabalhar no Censo Demográfico 2022 por até 5 meses, sendo possível a prorrogação, para acompanhar e ver as condições de vida da população de todas os municípios do país.

https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-abertura-de-processo-seletivo-simplificado-do-ibge-n-19/2022-429081812

CONCURSO IBGE 2022

Governo Federal publicou novas informações sobre Concurso IBGE 2022 e informa que será feito novo processo seletivo com 8.231 vagas para profissionais temporários que vão atuar como Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor que tem início em 2022 para pesquisas no decorrer de 5 meses, e a remuneração varia de R$ 1.700 a R$ 2.100, que nesse caso é para o cargo de Agente, pois o Recenseador recebe conforme produção.

LEIA TAMBÉM :

O IBGE está fazendo a devolução da taxa de inscrição do concurso 2020-2021 não realizado. Veja como solicitar!

 

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O IBGE é uma instituição publicada de âmbito federal, vinculada com o Ministério da Economia, responsável pelas buscas das informações sobre a população brasileira, sua condição de vida e locais onde mora. Essa pesquisa é feita para que o governo possa tomar conhecimento da quantidade de pessoas por residência (crianças, jovens e adultos entre homens e mulheres), educação – estudantes e nível escolar, trabalho e do que trabalham, renda e outros.

Com os indicadores sociais o governo têm as informações necessárias da realidade e exercício da cidadania, e com isso pode planejar ações que ajudem as pessoas, municípios, estados e país. Por isso as ações do IBGE são tão importantes, pois levantam todo tipo de informação, todas as informações que o governo precisa saber, sendo as levantadas nas cidades (sobre pessoas, comércios, indústrias, território) e nas áreas rurais.

ENSO DEMOGRÁFICO IBGE

O Censo Demográfico é uma das ferramentas de pesquisa do IBGE realizada a cada 10 anos em todo o território nacional. Para fazer as pesquisas várias pessoas trabalham em conjunto para que as informações cheguem até o Ministério da Economia, e assim o governo tem acesso aos dados necessários sobre o povo.

Vários profissionais atuam no Censo Demográfico, começando pelo Recenseador. Esse vai de casa em casa com um questionário para buscar as características das residências, composição de pessoas em cada casa, responsáveis, características dos moradores, mortalidade na família e outros. Essas informações devem ser passadas para os postos de coleta instalados e organizados pelos Agentes Censitários Municipais e gerenciados pelos Agentes Censitários Supervisores. Depois que finaliza o Senso o IBGE publica o resultado por categoria.

Para que todo esse processo seja realizado o IBGE conta com :

  • Recenseador – faz pesquisas nos domicílios;
  • Recenseador PA;
  • Agente Censitário Municipal;
  • Agente Censitário Supervisor
  • Codificador Censitário;
  • Agente Censitário Operacional;
  • Supervisor PA;
  • Supervisor (call center);
  • Coordenador Censitário de Subárea.

INSCRIÇÃO CONCURSO IBGE 2022

As inscrições desta nova etapa são para oportunidades de trabalho em todo país, nos cargos de Recenseador e Agente Censitário. A inscrição é feita por meio de entrega da ficha de inscrição preenchida e entregue em um dos postos listados pelo site do IBGE nos Edital 2022/19, nesta página: www.ibge.gov.br. Inscrição IBGE começa dia 14 de setembro e encerra em 16 de setembro de 2022. Não há cobrança de taxa de inscrição.

O processo seletivo Complementar 2022 dos participantes será feito mediante análise de títulos, conforme as informações publicadas no último edital IBGE 2022/19, que contém anexos I – Quadro de vagas com endereços dos postos de inscrição, onde deverá ser entregue a ficha de inscrição encontrada no Anexo III postada também na página do site do IBGE acima mencionada.

Quem se inscreveu no Concurso IBGE 2020-2021 pode pedir a devolução da taxa nesse link www.ibge.gov.br/devolucao-de-taxa para poder se inscrever novamente. A partir de janeiro 2022 as pessoas podem optar em fazer saque do valor da taxe concurso IBGE.

https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html

Fonte: Rádio Rondônia

 

 

× Quero anunciar!