Os interessados em participar como voluntários devem entrar em contato com a Fiocruz pelo e-mail: pesquisa.vacinados@gmail.com ou pelo telefone (69) 9 9279-9070
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Rondônia procura voluntários, entre os profissionais de saúde vacinados contra a Covid-19, para a pesquisa de caracterização virológica e imunológica. Segundo o Governo de Rondônia, a pesquisa deve se estender por um ano a partir da conclusão da coleta das amostras.
Os interessados em participar como voluntários devem entrar em contato com a Fiocruz pelo e-mail: pesquisa.vacinados@gmail.com ou pelo telefone (69) 9 9279-9070.
A equipe entrará em contato com o voluntário por aplicativo de mensagem para agendar a coleta. É necessário levar no dia o cartão de vacinação e ingerir pelo menos 500 ml de água antes de coletar o sangue. As coletas acontecem na Fiocruz Rondônia após aplicação da segunda dose.
O que os pesquisadores querem saber?
- avaliar a resposta imune dos vacinados contra a Covid-19
- saber se os vacinados estão produzindo anticorpos e se produzem neutralizantes, capazes de bloquear a entrada do vírus nas células
- se é viável liberar diferentes tipos de vacinas para uma mesma pessoa
A pesquisa é coordenada por quatro doutoras especialistas em imunologia e biologia experimental, sendo três da Fiocruz Rondônia e uma da Fiocruz do Rio de Janeiro.
Fonte: G1 RO