🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho

Menu

Estudantes são 28% dos usuários do transporte coletivo da capital

Enquanto 33% dos usuários do transporte coletivo de Porto Velho são os que têm assegurado a gratuidade, outros 28% são os estudantes, categoria que por lei tem garantido o direito à meia tarifa. No caso da capital, a passagem estudantil custa R$ 2,25, que é a metade da tarifa social, que é R$ 4,50.

Essa é mais uma conquista com o transporte coletivo em pleno funcionamento: o estudante tem o seu direito respeitado e pode usufruir do benefício. Já a gratuidade é assegurada aos idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes de pessoas com deficiência.

Estudos da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) têm mostrado a realidade do transporte coletivo da capital, que foi retomado em 2021 e desde então tem alcançado um número cada vez maior de passageiros transportados. Antes, eram cerca de 4,5 mil usuários do transporte coletivo por dia, número que agora beira os 50 mil diariamente.

“Como se observa, mais da metade dos nossos usuários ou são gratuidade (33%) ou são estudantes (28%). Ou seja, estamos diante de um alcance social muito grande, beneficiando principalmente pessoas de baixa renda e assegurando que os direitos sejam resguardados”, pontua o secretário da Semtran, Anderson Pereira.

PONTOS DE ATENDIMENTO

Três pontos são disponibilizados para que os usuários do transporte coletivo de Porto Velho possam confeccionar a 1ª via do cartão ComCard, fazer a renovação ou o desbloqueio. Um deles funciona no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), na zona Leste, outro na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), localizada na Av. General Osório, 81, e o terceiro, no Tudo Aqui, na av. Sete de Setembro, 830. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Usuários podem fazer a recarga on-line
Usuários podem fazer a recarga on-line

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

ESTUDANTE: Para emissão da 1ª via e renovação do cartão de estudante, o munícipe precisa ter documentos em mãos: Cópia do RG; CPF; comprovante de residência atualizado; declaração escolar (atualizada em até 30 dias), e no caso de menores de idade, deverão apresentar a cópia do RG e CPF do responsável. O estudante deve estar presente para emissão e renovação do seu ComCard.

1ª VIA COMCARD

Nesse caso, após acessar a plataforma, o primeiro passo é fazer o cadastro. Basta clicar na opção “RECARGA E CADASTRO” que será disponibilizada uma página para inserir o e-mail pessoal. Depois, é só informar o CPF, criar a senha, salvar e completar as informações que serão solicitadas, tudo fácil e rápido.

Após o usuário fazer o login, basta clicar na opção “Faça seu pedido”, no menu principal, e escolher a opção “PRIMEIRA VIA DE CARTÃO”, conforme a sua condição.

RECARGA

Para recarregar o COMCARD, basta acessar o site, clicar na opção “RECARGA E CADASTRO” e escolher entre as modalidades cidadão, vale-transporte, estudante, melhor idade e acessibilidade. A plataforma ainda disponibiliza informações sobre os valores das tarifas e itinerários dos ônibus, entre outras.

PONTOS FÍSICOS

Os pontos físicos para recarga do cartão são:

Associação Comercial de Rondônia (ACR), av. Presidente Dutra, nº 2815 – Centro

Papelaria e Presentes, av. Presidente Dutra, nº 4582, bairro Pedrinhas

Porto Velho Shopping (Loja Chiquinho Sorvetes)

Net Informática, av. Jatuarana, 4245, bairro Nova Floresta, zona Sul

Digital Tech, av. José Amador dos Reis, nº 3475, bairro Tancredo Neves, zona Leste

Clara Farma FTR, rua Blumenau, n° 11669 – Ulissee Guimarães, zona Leste

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

× Quero anunciar!