🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho

Menu

Escola municipal de Nova União corre risco de ser fechada – Pais não aceitam

A Escola Municipal Manoel Francisco de Oliveira localizada em Nova União/RO está ameaçada de Fechamento. Esta é uma proposta do Secretário Municipal Cláudio Adão Maia que pretende tirar 238 alunos das turmas do 3°, 4° e 5° e levar pra outra Escola Municipal Marcos Adriano Issler.

 

Com o discurso de cortes de gastos e economia aos cofres públicos, se pretende tirar as crianças e instalar nas dependências da escola a Secretaria Municipal de Educação e Biblioteca Municipal. A escola padrão MEC/FNDE construída em 2012 é localizada na cidade e atende crianças do campo e da cidade. O prefeito eleito João José de Oliveira, popular João Levi deu a pasta da Secretaria de Educação ao partido PSDB que tem como presidente a professora Eni Pereira da Silva que indicou para Secretário de Educação o então professor formado em matemática, Senhor Cláudio Adão Maia que alega ter cartas brancas do Prefeito para agir. O Prefeito não se pronunciou e se manteve inerte aos desmandos que vem sendo provocados na educação. Pessoas próximas ao prefeito tentam de várias formas coagir, intimidar, tratam com grosserias, aqueles que se manifestam em favor da permanência das Crianças na Escola. Por outro lado o presidente da Câmara de Vereadores Senhor Argentino Serrano Neto se mantém alheio a tudo e joga a responsabilidade somente ao executivo municipal alegando que esta é uma matéria do Executivo e cabe a eles resolver.

Fica a indagação de qual é o papel do Legislativo quanto às políticas públicas adotadas no município. E qual é a tarefa dos vereadores eleitos diante de algo que tem efeitos nefastos e que atingem diretamente a população do município. Diante dos apelos, denúncias e manifestações da comunidade local, o Ministério Público realizou no dia 11 de Fevereiro uma conversa em vídeoconferência com os representantes de pais, prefeito, secretário de Educação e presidente do conselho municipal do FUNDEB. Na vídeo conferência ficou definido que o Ministério Público vai enviar um equipe técnica para fazer um vistoria na escola de perto.

 

 

Em tempos de pandemia a comunidade escolar questiona estas práticas da Secretaria da Educação. Se não bastasse os desgastes e transtornos existente no início do ano letivo em função da Covid-19, cria-se uma avalanche de problemas desnecessários com a proposta de retirada dos alunos da Escola Manoel Francisco, causando um desgaste avassalador na Educação em Nova União.

 

Manifestação contra o fechamento da escola

 

 

– Valério Pessoa

× Quero anunciar!