O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia, encontrou mercadorias com irregularidades em empresas de material de construção. Foram constatados problemas nos seguintes produtos: massa corrida, fita adesiva e impermeabilizantes no município de Guajará-Mirim.
De acordo com os técnicos do Laboratório de Pré-Medidos do Ipem, todo e qualquer produto deve ter a indicação de forma clara ao consumidor, portanto foram encontradas mercadorias sem indicação quantitativa e altura dos caracteres e grafia em desacordo com a Portaria 157/2002 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), assim o consumidor fica confuso quanto ao que está indicado.
O presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, destacou que as ações seguem intensificadas pelo órgão com o intuito de garantir as informações necessárias para proteger o consumidor. “Conforme solicitação do governador Marcos Rocha, o Ipem segue desenvolvendo seu trabalho para coibir à venda de produtos que não estejam de acordo com as normas do Inmetro”, frisou.
As fiscalizações do Instituto cumprem os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool gel.
O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.
Fonte: Secom/RO