Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Brasil

Em Rolim de Moura, 844 testes rápidos para covid-19 foram realizados, com 223 resultados positivos

A população do município de Rolim de Moura, na sexta-feira, (11), presenciou uma grande ação de enfrentamento à covid-19, realizada pelo Governo de Rondônia. Trata-se do drive-thru de testagem rápida, com 1.200 testes  disponibilizados. O evento também atendeu pedestres no sistema de walk-thru (a pé), com ações que aconteceram  no Estádio Municipal Ângelo Cassol no Bairro Jardim Tropical.

O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Do material disponível para os exames, foram coletas 844 amostras, sendo que 223 tiveram resultados positivos e 621 negativos.

Taylane Franco destacou que ação atende ao anseio da população

“O drive-thru é uma ação rápida para contermos o avanço do vírus e manter a economia ativa. Assim que o paciente recebe o teste positivo, é realizada a consulta e a pessoa entra em isolamento (quarentena) para que possa quebrar o ciclo do vírus, evitando a proliferação e contaminação de outras pessoas”, informou o secretário da Saúde, Fernando Máximo.

O método utilizado no evento de testagem rápida é o antígeno (swab). “O processo consiste na coleta de secreções nasais, para que possa detectar a presença do material genético do e assim confirmar a infecção. O exame é preciso na identificação do vírus nos primeiros dias de infecção com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade”.

Prestigiando o evento de testagem em massa do Poder Executivo em parceria com o município, o deputado estadual Jean Oliveira, agradeceu o empenho de todas as equipes envolvidas na ação. “Minha eterna gratidão a todos. É muito gratificante vermos que vidas serão salvas com a testagem em massa da população”, enfatizou.

“A parceria entre Estado e municípios tem salvado vidas. Essa é mais uma ação plausível no combate à covid-19, realizada pelo governador Marcos Rocha para os rolimourenses”, destacou o prefeito Aldair Júlio.

Para o autônomo Cláudio Rafael, a iniciativa é muito boa para prevenir a doença no começo. “Sentiu os sintomas, a pessoa precisa fazer o exame. Essa iniciativa do Governo do Estado é louvável. Continue cuidando da população”, comentou.

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Gesimar Lourenço comentou a ação do Governo para a saúde da população

Já para a servidora pública, Taylane Franco Silva Vilarinho, a ação do Governo de Rondônia atende ao anseio da população, que muitas vezes não têm recursos financeiros para custear o teste em um laboratório particular e diminuirá as filas de procura pelo teste de covid-19 nas unidades de saúde. “É gratificante saber que Governo de Rondônia possui um olhar diferenciado para a população. Esse evento ajuda em um diagnóstico mais preciso e rápido. Graças a Deus o meu teste deu negativo”, comemorou.

O agricultor, Gesimar Lourenço Machado, destacou que em primeiro lugar está a saúde. “Eu e minha esposa estamos um pouco gripados e viemos fazer o teste. Esse é um investimento muito bem feito do Governo de Rondônia, pois, se temos saúde, o resto a gente corre atrás”, finalizou.

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Publicidade
× Quero anunciar!