Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular
Realizado pelo Sesc, a iniciativa visa compartilhar boas práticas que promovam o bem-estar social dos participantes
Dados da UNESCO apontam que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo. Outro dado de impacto negativo apurado pela UNESCO foi que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia. Estes preocupantes números reforçam ainda mais a relevância da 28ª edição do Dia do Desafio (DDD) – tradicional evento anual que traz como objetivo o incentivo à prática de atividade física regular pela população.
Trata-se de uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da International Sport and Culture Association – ISCA e da UNESCO.
Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular.
O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.
Segundo o Técnico Especializado em Lazer do Sesc Clementina Galina Coleto (unidade Ji-Paraná), Cláudio Ferreira de Almeida Junior, a realização do projeto em Rondônia consiste em incentivar a prática diária de exercícios da população e promover o bem-estar coletivo. “Nesta edição, a proposta da iniciativa é que sejam reocupados os espaços que foram deixados de lado durante a pandemia. Além disso, o projeto quer incentivar a prática de, no mínimo, 15 minutos de atividade física. E, para isso, os participantes contarão com orientação coletiva promovida pelo Sesc”, complementa Claudio.
O Dia do Desafio corrobora com o compromisso do Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, Sr. Raniery Araújo Coelho, em levar opções de lazer de qualidade e promoção de saúde de forma acessível aos trabalhadores do comércio de Rondônia. Nesse sentido, o projeto será realizado pelo Sesc Rondônia nesta quarta-feira, dia 25 de maio nos municípios onde a instituição possua unidades de atuação.
Fonte: Ascom