Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Capital

Condutores devem ficar atentos às mudanças do Código de Trânsito Brasileiro

As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entraram em vigor no último dia 12 e já exigem atenção dos condutores de veículos automotores. Em Porto Velho, a Prefeitura Municipal se prepara para orientar e fiscalizar o cumprimento da legislação.

 

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) é responsável pelo cumprimento do que consta no CBT e atua para garantir segurança aos condutores de veículos e ciclistas.

 

Segundo o diretor da Gerência de Fiscalização de Trânsito, Claudionor Almeida, como as mudanças foram oficializadas há pouco tempo, o importante é informar. “A principal atuação deve ser o esclarecimento da legislação para evitar futuras penalidades”, disse.

 

 

As mudanças no CTB atingiram mais de 50 dispositivos. Mudaram, por exemplo, o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o limite de pontos para suspensão da CNH, o porte de documentos obrigatórios, transporte de crianças em cadeirinhas, ampliação do prazo para identificação do infrator, a obrigatoriedade do uso dos equipamentos de retenção, a idade mínima para o transporte de crianças em motos, o uso de farol e o respeito à ultrapassagem de ciclista.

 

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

O prazo de validade da CNH também mudouO prazo de validade da CNH também mudouAlmeida lembrou que, sempre que há alguma mudança que impacta diretamente os motoristas, há a necessidade de divulgar as novas regras. “Na prática, percebe-se muitos pedidos de informações”, destacou. Segundo ele, no período de pandemia, que exige o distanciamento social, as abordagens são reduzidas.

 

ORIENTAÇÃO

Claudionor destacou que os condutores de veículos automotores devem observar com cuidado as normas gerais de circulação e conduta no trânsito. “Não utilizem o aparelho celular quando estiverem dirigindo, usem o cinto de segurança”, recomendou.

 

RECICLAGEM

Para contribuir com o trabalho dos agentes municipais de trânsito, a Divisão de Educação e Treinamento para o Trânsito da Semtran realiza palestras e oficinas relacionadas às novas regras do CBT.

 

Em caso de necessidades, os motoristas poderão fazer contato com a Semtran pelo telefone 0800 647 5100 ou e-mail semtran.atendimento@gmail.com. O atendimento presencial está suspenso devido à pandemia do coronavírus.

 

Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Brasil

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim nesta terça-feira (23) na qual condena, entre outros pontos, o uso de remédios sem eficácia contra...

Mundo

O Canal de Suez, no Egito, é uma das principais travessias marítimas do mundo para o transporte de mercadorias e matérias-primas. Desde terça-feira, a passagem...

Publicidade
× Quero anunciar!