Nesta quarta-feira, 28, às 20h30, será lançado virtualmente o documentário experimental “Encontro das águas: o cotidiano de uma comunidade ribeirinha”. Para o idealizador do projeto, professor e produtor cultural Renato Fernando Caetano, o documentário é uma forma de valorização sociocultural dessa comunidade tradicional, que possui saberes e práticas específicas que precisam ser fortalecidas e registradas.
Ele afirma que esse trabalho experimental é “fruto das entrevistas gravadas e filmadas nesta comunidade, tendo como atores e protagonistas os próprios moradores, que, com seus relatos de vida, testemunham e são memórias vivas da comunidade.” Os membros do Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos vem desenvolvendo nos últimos cinco anos diversas pesquisas e intervenções culturais na comunidade de São Carlos, no Baixo Madeira. Assim, “o documentário é uma maneira de retribuir
todo o respeito, o carinho e o caloroso amor recebido dos moradores de São Carlos nestes anos de pesquisas e andanças pela comunidade”, destaca o professor.
Além de Renato Fernandes Caetano, a produção documental contou com a participação dos demais membros do Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos, formado por Bruno Cruz, Eva da Silva Alves, José Maiko Farias Amim, Vítor Lucas Alves Cuelhar e Vitória Pauliane Mota de Souza. Serviços
– O quê: Documentário “Encontro das águas: o cotidiano de uma comunidade ribeirinha”.
– Data: 28 de abril de 2021 (quarta-feira)
– Hora: 20h30min
– Onde: Canal do Coletivo no Youtube: Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos
– Acessibilidade: Intérprete de Libras.
Lei Aldir Blanc
Este projeto foi fomentado com Recursos da Lei Aldir Blanc Nº 14.017/2020, por meio do Edital Nº 78/2020/SEJUCELCODEC: 1ª Edição Jair Rangel “Pistolino” do Edital de Chamamento Público para Produção Audiovisual, eixo V: Documentário Experimental sobre Rondônia.
Fonte: Rondôniagora