Nível está a dois metros de atingir a última grande cheia do rio Jamari em Ariquemes. Dez famílias já foram retiradas de casa, mas outras insistem em ficar em imóveis alagados.
O nível do Rio Jamari baixou um metro nesta quinta-feira (17), mas ainda está inundando ao menos dez casas do bairro Mutirão em Ariquemes (RO), a 200 quilômetros de Porto Velho. Segundo a Defesa Civil do município, o nível da água está em 11 metros, dois acima da cota de alerta.
A última grande cheia do Rio Jamari foi em 2019, quando o nível do rio chegou a marca de 14 metros.
Na quarta-feira (16), o nível do rio Jamari chegou a 12 metros e ao menos dez famílias precisaram ser retiradas de casa, pois o rio invadiu as residências.
A reportagem da Rede Amazônica esteve no bairro Mutirão nesta quinta-feira e registrou que algumas pessoas insistem em ficar em casa, mesmo com a moradia alagada.
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê chuvas intensas para a região de Ariquemes nos próximos três dias.
O Climatempo diz que são esperados quase 10 milímetros de chuva para Ariquemes nesta quinta-feira e 18 mm para a sexta-feira (18).
A Defesa Civil do município alerta que o nível do rio Jamari deve continuar subindo nos próximos dias e há possibilidade de mais casas serem inundadas.
Fonte: G1RO