Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Rondônia

Censo aponta aumento da população indígena em Rondônia

A população indígena aumentou cerca de 50% nos últimos 12 anos em Rondônia, de acordo com dados preliminares do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coleta de informações aponta que o número de indígenas passou de 12 mil para 18 mil desde 2010. No entanto, como o recenseamento ainda não foi feito em todas as terras indígenas do estado, o número pode aumentar.

Os dados foram divulgados na última terça-feira (1º). Segundo a superintendência do IBGE em Rondônia, houve melhoramento na técnica de recenseamento dos povos tradicionais, aprimorando a cobertura em terras indígenas e territórios quilombolas.

Censo Demográfico também está sendo realizado em territórios quilombolas em RO — Foto: IBGE/Divulgação

Censo Demográfico também está sendo realizado em territórios quilombolas em RO — Foto: IBGE/Divulgação

Censo 2022

Até o momento já foram recenseados no estado pouco mais de 1,1 milhão de pessoas, sendo 558 mil mulheres e 551 mil homens. Desse total de rondonienses já atendidos pelo Censo, 2.616 se declararam quilombolas.

Os recenseadores visitaram até o início desta semana 436 mil domicílios no estado e aplicaram o questionário em 384 mil, o que corresponde a pouco mais de 70% do total de residências existentes em Rondônia, de acordo com estimativa do instituto.

Conforme os dados parciais, o estado apresenta uma queda na taxa de morador por domicílio em comparação com o último Censo, realizado 12 anos atrás. O número passou de 3,4 moradores por residência para 2,87, o menor índice da Região Norte.

O IBGE ainda informou que a coleta de dados do Censo Demográfico está mais adiantada no distrito de Extrema e nos municípios de:

  • Guajará-Mirim,
  • São Felipe d’Oeste,
  • Primavera de Rondônia,
  • Alto Alegre dos Parecis,
  • Machadinho d’Oeste,
  • Espigão d’Oeste,
  • Rolim de Moura,
  • Vilhena e
  • Costa Marques.

FONTE: G1RONDONIA

Faça um comentário
Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Notícias relacionadas

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Publicidade
× Quero anunciar!