Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Brasil

Cel. Marcos Rocha e Marcos Rogério vão disputar o 2° turno em Rondônia nas eleições

Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogério (PL) decidirão em segundo turno, no próximo dia 30 de outubro, quem será o futuro governador de Rondônia. O resultado ficou matematicamente confirmado às 19h, segundo apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 99,95% das urnas apuradas até 22h, Coronel Marcos Rocha obteve 330.554 votos (38,89% dos válidos), e Marcos Rogério, 314.882 (37,05%).

O terceiro colocado na disputa do primeiro turno foi Léo Moraes (Podemos), que somou 119.564 votos (14,07%).

Em discurso após o resultado da eleição do primeiro turno, Coronel Marcos Rocha falou sobre o resultado e destacou que vai trabalhar sempre com pensamento positivo.

Já o candidato Marcos Rogério destacou, durante coletiva de imprensa, disse que vai buscar os votos de eleitores que foram nos demais candidatos e não classificados para o segundo turno.

Quem são os adversários do segundo turno:

Coronel Marcos Rocha é atual governador de Rondônia, tem 53 anos e tenta a reeleição. Ele nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e é formado em análise de sistema de dados, administração de negócios, e pós-graduado em educação e técnicas de ensino. Ele tem dois filhos e é casado com Luana Oliveira Santos. Em 2018 foi eleito governador do estado com 530.188 votos (66,34% dos). Rocha também já foi secretário de Justiça de Rondônia (de 2014 a 2017).

Já Marcos Rogério da Silva Brito, de 44 anos, é natural de Ji-Paraná (RO), região central do estado, e é divorciado. Ele tem bacharel em Direito e formação no curso de Jornalismo. Também tem mestrado em administração pública. O candidato atualmente é senador pelo estado de Rondônia, tendo sido eleito em 2018, e filiou-se ao Partido Liberal (PL) no início deste ano para disputar as eleições.

Pesquisas

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

As três pesquisas Ipec (antigo Ibope), contratadas pela Rede Amazônica, indicavam o segundo turno entre os candidatos Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogério.

No levantamento mais recente, do último dia 29 de setembro, o Ipec havia feito a simulação (de forma estimulada) em como os eleitores votariam no segundo turno entre Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogério.

A pesquisa Ipec divulgada na quinta-feira (29), encomendada pela Rede Amazônica, revela os índices de votos válidos para governador de Rondônia. O candidato do União BrasilCoronel Marcos Rocha, lidera a disputa com 43%, seguido por Marcos Rogério, do PL, com 27%.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 26 cidades rondonienses. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RO‐05340/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR‐00532/2022.

Fonte: G1/RO

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Publicidade
× Quero anunciar!