Segundo a Federação do Comércio de Rondônia, os estabelecimento comerciais de Porto Velho estão autorizados a funcionar no período carnavalesco, sem restrições
Apesar do cancelamento das festividades de carnaval em Porto Velho, a prefeitura manteve os dias: 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, como pontos facultativos. Por isso, alguns órgãos e serviços terão o funcionamento alterado na capital.
Abaixo, veja o que abre e o que fecha durante o período de Carnaval em Porto Velho:
- Governo
Não haverá expediente no serviço público estadual na segunda (28), terça (1º) e quarta-feira (2). Conforme o governo, durante o período de carnaval, todas as repartições públicas do Estado terão os três dias de ponto facultativo, exceto hospitais e delegacias. As atividades retornam na quinta-feira (3), às 7h30.
A administração estadual informou que as unidades do Tudo Aqui no Porto Velho Shopping, Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura devem funcionar a partir das 14h na quarta-feira (2).
- Prefeitura
As repartições públicas municipais não irão funcionar de 28 de fevereiro a 2 de março. Somente os órgãos que atuam em serviços essenciais devem continuar com as atividades em turnos de revezamento, sem interromper a continuidade dos serviços prestados.
Entre eles, estão serviços de saúde, limpeza pública, drenagem, asfalto e tapa buraco, além de serviços de inspeção animal, fiscalização e segurança do trânsito.
Conforme a prefeitura, o retorno integral das atividades em todos os órgãos municipais acontece na quinta-feira (3), a partir das 8h.
- Vacinação contra a Covid-19
Na segunda (28) e na quarta-feira (2) a vacinação contra a Covid-19 será realizada apenas no Porto Velho Shopping, das 14h às 19h. Na terça-feira (1º) não haverá imunização na capital.
Os atendimentos devem voltar a serem oferecidos nas 20 unidades de saúde e no Porto Velho Shopping a partir de quinta-feira (3).
- Transporte Público
Na segunda (28) e na quarta-feira (2), as frotas de ônibus vão funcionar seguindo horários de sábado, com quantidade de circulação reduzida. Na terça-feira (1º), o transporte público seguirá os horários de domingo.
Os itinerários podem ser consultados neste link.
- Tribunal de Justiça e Ministério Público de Rondônia
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) não terá expediente nos dias 28 de fevereiro e no dia 1º de março. No dia 2 de março, o órgão explicou que o trabalho será retomado no período da tarde, no horário de 14h às 18h e a partir de quinta-feira (3), o expediente volta ao normal, das 7h às 14h.
O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) deve funcionar em regime de plantão para atendimento de demandas de natureza urgente, nos dias 28 de fevereiro, 1º e no dia 2 de março, até às 13h59.
De acordo com o MP, os serviços podem ser solicitados pelos telefones:
- (69) 98484-0389 e pelo e-mail plantaocivel-pvh@mpro.mp.br (plantão cível);
- (69) 99970-7656 e e-mail plantaocriminal-pvh@mpro.mp.br (plantão criminal)
- (69) 99970-5929 e e-mail plantaoflagrante-pvh@mpro.mp.br (flagrantes e audiências de custódia).
- Comércio
Segundo a Federação do Comércio de Rondônia, os estabelecimento comerciais de Porto Velho estão autorizados a funcionar no período carnavalesco, sem restrições. Contudo, alguns locais podem iniciar as atividades a partir de 12h na terça-feira (1º).
- Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, as agências não funcionarão nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Fica disponível apenas as áreas de autoatendimento, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking).
Na quarta-feira (2), as agências devem abrir para atendimento presencial a partir das 12h.
As contas de consumo (como água, energia e telefone) e carnês com vencimento nos dois dias poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (2).
Carnaval sem folia
Pelo segundo ano consecutivo, a prefeitura de Porto Velho cancelou a realização das festividades do Carnaval de 2022, devido às restrições contra a Covid-19. Com isso, foi vetada a realização de:
- Bailes de carnaval;
- Blocos e Agremiações;
- Carnavais de rua;
- Festas em repúblicas;
- Festas em sítios e eventos privados de qualquer espécie.
Durante o período carnavalesco, os bares, restaurantes e boates podem funcionar, desde que adotem os protocolos e as medidas sanitárias, como distanciamento e o uso de máscara.
De acordo com a administração municipal, o motivo do cancelamento é o aumento expressivo no número de novos casos de Covid-19 e o surto de influenza.
Fonte: G1 RO