A plantação de Girassóis que está localizada em um centro experimental da Embrapa no município de Ouro Preto do Oeste vem chamando a atenção de visitantes que passam pelo local, tornando-se uma grande oportunidade de admirar o Cartão Postal.
CURIOSIDADES:
Muitos admiram a característica do girassol de se voltar para o sol, em entrevista com Vicente Godinho (Engenheiro Agrônomo e Pesquisador da Embrapa) ele nos diz que isso ocorre em razão do Sol degradar o hormônio de crescimento do girassol presente no seu caule, fazendo-se com que o lado oposto do girassol acabe crescendo mais rápido comparado ao lado da planta virada para o Sol.
Em entrevista, Vicente nos apresenta: o girassol é uma planta que tem como característica de ser um grão extremamente leve. Por meio do seu grão, se obtêm o óleo de girassol, que em comparação ao tradicional óleo de soja, é bem mais saudável. Além disso, por meio desta planta se obtêm a sua proteína na qual se adquiri o farelo de girassol, que é utilizado em rações animais. Hoje a principal área de cultivo do girassol no Brasil é na região Centro-Oeste. Em Rondônia a maior escola que já foi registrada da plantação do girassol foi em no município de Vilhena, utilizada em indústria para a produção de azeite de Girassol.
Ouro Preto do Oeste
– Renan Rocha