Prefeitura informou que cidade sofre um aumento de casos da doença e a quantidade de funcionários não é suficiente para preencher os formulários.
A população está há quase um mês sem acesso aos dados diários da Covid-19 em Cacoal (RO). De acordo com a coordenação de vigilância em saúde, o município sofre um aumento de casos da doença e a quantidade de funcionários não é suficiente para preencher os formulários.
Ainda segundo a coordenação, somente na segunda-feira (24) foram registrados 300 novos casos conhecidos e uma morte por Covid-19 nas redes pública e privada de saúde em Cacoal. Os dados são enviados ao Governo de Rondônia e incluídos no boletim estadual.
A prefeitura informou ainda que tenta regularizar a divulgação do boletim, mas ainda não há uma data prevista para que o serviço volte ao funcionamento.
Cenário da pandemia no estado
O aumento dos casos de Covid-19 em Cacoal acompanha o cenário do estado. Na última semana o governo decidiu reabrir o Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), após os leitos de UTI Covid atingirem 90% de ocupação em Porto Velho.
Segundo os dados divulgados pelo Governo de Rondônia, há duas semanas 764 novos casos e uma morte pela doença eram confirmados. Alguns dias depois, o número subiu para mais de 2 mil casos e cinco mortes.
Os dados são referentes somente às novas positivações. Desde o ataque hacker que atingiu os sistemas do Ministério da Saúde, em dezembro, Rondônia não contabiliza a quantidade de casos ativos, logo não é possível saber quantas pessoas estão atualmente contaminadas com a Covid-19.
Por G1 RO